Últimas Notícias

Parque da Lagoa do Peixe enfrenta problemas com pesca irregular no RS

Golfinho Nariz de Garrafa foi encontrado enrolado em uma rede de pesca  (Foto: Marcos Pereira/RBS TV)O Parque Nacional da Lagoa dos Peixe é um santuário ecológico de 36 mil hectares que abrange os municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Tomado por lagoas, banhados, matas nativas e dunas, o local é administrado pelo Instituto Chico Mendes e considerado área de preservação permanente pelo Governo Federal. No entanto, a área enfrenta problemas por conta do lixo e da pesca irregular, como mostra a reportagem do Nossa Terra.

Na √ļltima semana, a expedi√ß√£o da ONG Grupo de Estudos de Mam√≠feros Aqu√°ticos do Rio Grande do Sul (Gemars), que estuda as esp√©cies marinhas do litoral ga√ļcho h√° 20 anos, encontrou no parque um golfinho Nariz de Garrafa, tamb√©m conhecido por Boto da Barra, morto por sufocamento em uma rede de pesca. Os bi√≥logos da organiza√ß√£o recolheram amostras de DNA do animal. At√© hoje, apenas um exemplar dessa esp√©cie foi identificado na costa do RS, em 1908.

Da mesma forma, esp√©cies de aves migrat√≥rias correm riscos por conta da a√ß√£o humana na natureza. Segundo os bi√≥logos, elas v√™m da Patag√īnia argentina ou do Hemisf√©rio Norte para se alimentar e ganhar gordura. Flamingos e os pequenos 30 Reis podem ser encontrados na regi√£o.

‚ÄúEssas aves v√™m at√© aqui para armazenar energia para a √©poca da reprodu√ß√£o. Elas precisam estar bem alimentadas para colocar ovos, por isso o parque √© t√£o importante para a preserva√ß√£o. Se a comida n√£o estiver dispon√≠vel, as aves v√£o morrer no meio do caminho e a esp√©cie estar√° amea√ßada‚ÄĚ, afirma o bi√≥logo Ign√°cio Moreno, do Gemars.

Durante a varredura dos pesquisadores, foi encontrado tamb√©m um lobo-marinho. Os estudiosos aproveitaram para marcar o animal com um c√≥digo sequencial que deve facilitar o processo de monitoramento. ‚ÄúUsamos um tipo de carimbo gigante, com um descolorante de pelos‚ÄĚ, explica Ign√°cio.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato