Pesquisador fala sobre dano causado por vazamento de óleo em rio do AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesquisador fala sobre dano causado por vazamento de óleo em rio do AM | Pesquisador fala sobre dano causado por vazamento de óleo em rio do AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesquisador fala sobre dano causado por vazamento de óleo em rio do AM

Local do acidente está isolado (Foto: Camila Henriques/G1 AM)O acidente, que causou vazamento de aproximadamente 60 mil litros do óleo no Porto do São Raimundo, em Manaus, deixou área contaminada de 900 m² no Rio Negro.

Para o diretor do Inpa, Adalberto Val , que coordena um estudo sobre o impacto do petróleo em ambientes de água doce, independente da quantidade derramada, o acidente é extremamente grave.

O diretor explicou que uma parte insolúvel do petróleo vai para o fundo do rio e entra em contato com plantas subaquáticas. A outra parte permanece sobre a superfície da água e ao sofrer influência da radiação solar, dá origem a novos compostos altamente tóxicos.

O pesquisador também alertou que o banho, a coleta de água e a pesca devem ser evitados na área.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato