Últimas Notícias

Governo federal deve modificar licença ambiental para pescadores; Bahia tem núcleo facilitador

Governo federal deve modificar licença ambiental para pescadores; Bahia tem núcleo facilitadorO ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou nesta sexta-feira (19) que o Brasil pretende modificar a licença ambiental para pescadores, com o objetivo de explorar melhor o potencial das águas dos rios e do mar.

Após afirmar que o país “caminha para uma reforma aquária menos complexa do que a reforma agrária”, Crivella informou que já foi determinada à Casa Civil a elaboração de um projeto especial para a pesca nas águas da União. Segundo o ministro, governos estaduais também pretendem estimular a exploração nas proximidades de grandes barragens, açudes, rios e reservatórios de hidrelétricas. Segundo o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, já está em funcionamento no Estado um setor para facilitar os projetos baianos.

“Através de portaria, criamos um núcelo de licenciamento ambiental com a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Ibama”, informou, em entrevista ao Bahia Notícias. O estado tem cerca de 126 mil pescadores que produzem 115 mil toneladas de pescado por ano.

A ideia do ministro Crivella é chegar a 20 milhões de toneladas anuais em todo o país. “O Brasil produz atualmente 500 mil toneladas de peixes, muito menos que seus vizinhos, como o Peru e o Equador. Em Honduras, na América Central, um único empresário produz 1 milhão de toneladas por ano”, comparou.

http://www.bahianoticias.com.br


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato