Valinhos vai repovoar lagoas da Barragem das Figueiras para ampliar Projeto ‘Peixe & Cia’ – Portal Pesca Amadora Esportiva Valinhos vai repovoar lagoas da Barragem das Figueiras para ampliar Projeto ‘Peixe & Cia’ | Valinhos vai repovoar lagoas da Barragem das Figueiras para ampliar Projeto ‘Peixe & Cia’ – Portal Pesca Amadora Esportiva

Valinhos vai repovoar lagoas da Barragem das Figueiras para ampliar Projeto ‘Peixe & Cia’

barragem das figueiras em valinhosUma reunião seguida de visita técnica marcou o início dos trabalhos de um consultor contratado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) para avaliar as lagoas e definir os alevinos mais adequados para o ‘Peixe & Cia’, iniciativa lançada em 1996 por Luiz Mayr Neto, na sua primeira gestão à frente da Autarquia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Valinhos.

O encontro foi realizado terça-feira, dia 30, na sede do projeto, que é uma parceria conjunta do Programa do Idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), e beneficia cerca de 300 pessoas inscritas. Todas essas pessoas estão ligadas ao Programa Municipal de Atendimento do Idoso.

O professor-doutor André Bufon, pesquisador da Unesp de Rio Claro e profundo conhecedor do assunto, reuniu-se com os coordenadores do Programa do Idoso, com Marisa Mathias, diretora do Programa de Atendimento ao Idoso; Eliseu Dias, diretor de Operações do DAEV; e a gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andréa Borges Dias.

Bufon ouviu as necessidades e expectativas dos coordenadores do projeto, percorreu o entorno das lagoas, deu dicas e orientações técnicas sobre peixes e pescaria e vai agora estudar as características do local para definir qual a espécie de alevinos mais indicada para povoar a barragem das Figueiras. O resgate da parceria entre o DAEV e o Consórcio PCJ é uma das prioridades da autarquia.

Preparativos – No encontro anterior, realizado em junho, os representantes do Consórcio PCJ conheceram o local e ouviram as expectativas dos idosos, como espécies ideais, tamanho e outros detalhes dos peixes que serão trazidos para a barragem. O projeto ‘Peixe & Cia’ é desenvolvido em lagoas da Barragem das Figueiras.

O Projeto ‘Peixe & Cia’ foi realizado de 1996 até 2004, quando foi suspenso. Em 2009, a administração anterior chegou a anunciar a sua retomada, que nunca se concretizou. Mas em março, em cerimônia que reuniu Mayr, autoridades e idosos, o prefeito Clayton Machado anunciou o relançamento do ‘Peixe & Cia’ para beneficiar representantes da Terceira Idade.

Regras – O Projeto ‘Peixe & Cia’ mantém as mesmas regras criadas em 1996. Cada idoso pode pescar à vontade, até o limite de cinco quilos. A partir deste limite, os peixes devem ser devolvidos à lagoa, para que o local mantenha uma população média dentro do razoável que garanta a continuidade do projeto.

Antes da reabertura, neste ano, o DAEV fez algumas reformas nos sanitários para garantir condições adequadas de uso pelos idosos, que merecem toda a atenção por parte da atual administração municipal e da autarquia responsável pela área.

Podem participar do projeto as pessoas com mais de 60 anos, que ainda não fazem parte do Programa e queiram se integrar às atividades, inclusive do ‘Peixe & Cia’. Os interessados devem assistir às reuniões de acolhimento realizadas todas as quartas-feiras, às 9 horas, no Centro de Convivência do Idoso.

O idoso deve residir em Valinhos e apresentar no dia da reunião de acolhimento um documento de identidade (RG) e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 19 3869-2013 ou no Centro de Convivência do Idoso, à Rua Antônio Carlos, 474 – Centro, das 8 horas às 16 horas.

http://www.valinhos.sp.gov.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato