Últimas Notícias

Criatura marinha mítica se une à luta contra pesca de arrasto

peixe remoAmbientalistas exibiram nesta segunda-feira imagens inéditas de uma lendária criatura marinha, o peixe-remo, ao lançar uma campanha contra a pesca de arrasto de profundidade.

Origem do mito da serpente marinha Рuma cobra considerada capaz de virar embarca̵̤es e engolir tripula̵̤es -, o peixe-remo pode alcan̤ar 11 metros de comprimento e mais de 250 quilos de peso.

Semelhante a uma enguia, a criatura, cujo nome científico é ‘Regalecus glesne’, é o peixe ósseo mais comprido do mundo.

É visto apenas raramente por seres humanos e, normalmente, como uma presa indesejada da pesca comercial.

Conservacionistas marinhos mostraram, durante uma coletiva de imprensa em Paris, imagens exclusivas do gigante sinuoso em seu habitat nas profundezas do mar, como parte dos esforços para chamar atenção para os perigos que a pesca de arrasto representa para o leito marinho.

“É um momento chave para o fundo do mar”, disse Matthew Gianni, da organização Deep Sea Conservation Coalition, um guarda-chuva que abrange mais de 70 associações.

Biólogos marinhos afirmam que a pesca com arrasto de profundidade, na qual redes de pesca são arrastadas no fundo do mar, causam danos catastróficos a corais, esponjas e à microflora, vital para o ecossistema.

Locais que foram aradas décadas atrás ainda estão em recuperação, disse Claire Nouvian, diretora de um grupo sem fins lucrativos, denominado Bloom.

A pesca de arrasto de profundidade também captura acidentalmente espécies sem valor comercial.

A França e a Espanha, cujas indústrias pesqueiras têm influência política, combatem os esforços da Comissão Europeia para banir a prática.

Uma votação chave será celebrada em 3 de outubro em Bruxelas.

Países da União Europeia respondem por 60% das capturas globais com pesca de arrasto de profundidade, informou a coalizão em seu site, citando números de 2001.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato