Pescadores vão receber linhas de crédito no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores vão receber linhas de crédito no AM | Pescadores vão receber linhas de crédito no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores vão receber linhas de crédito no AM

linha de credito amazonasDurante os 12 dias de programação da 10ª Semana do Peixe, entre 2 e 14 de setembro, pescadores que utilizam embarcações velhas e são desprovidos de estrutura adequada para o armazenamento do pescado vão receber linhas de crédito. Os recursos, cujos valores não foram revelados, vão ser disponibilizados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) por meio de convênios com o governo do Estado e a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

“O dinheiro será ofertado a esses pescadores que em muitos casos desconhecem as oportunidades que o MPA disponibiliza em linhas de crédito”, destacou o superintendente federal de Pesca de Aquicultura no Estado, Raimundo Nonato Costa. Além das ações de fomento dos pequenos pescadores, a 10ª Semana do Peixe vai estimular o consumo de peixes por parte da população, o que vai ajudar nas vendas do setor.

A campanha será feita com a participação de supermercados, restaurantes, escolas e entidades públicas e privadas. Haverá palestras e seminários onde serão apresentados os benefícios à saúde do consumo do pescado.

“Embora o amazonense consuma uma média de 50 quilos anuais de peixe por pessoa, ele desconhece as qualidades nutritivas. Os técnicos do MPA vão orientar a população e escolher o melhor peixe por meio dos olhos, da pele e das guelras”, ressaltou.

O secretário executivo da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), entidade veiculada a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Geraldo Bernardino, lembrou que hoje na capital amazonense, jovens e crianças “viram as costas” para o consumo do peixe graças ao que chamou de “cultura da massificação da carne vermelha”, que é privilegiada em anúncios e gôndolas de supermercados.

“Por este motivo, estaremos nas escolas municipais e estaduais incentivando as crianças a não perderem esse hábito tão regional e saudável. Na escola há uma disponibilidade natural para aprender e as crianças de hoje serão pais e mães de amanhã”, frisou.

Gastronomia
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM) vai aproveitar a 10ª Semana do Peixe para promover festivais gastronômicos em Manaus.

Segundo a entidade, bares e restaurantes da cidade vão estimular o consumo e o preparo de peixes em suas refeições, que não são utilizados geralmente em suas respectivas cozinhas.

O restaurante Tambaqui de Banda, por exemplo, programou um dia para explorar diferentes preparos e temperos do bodó para quem gosta desse tipo de peixe.

Home

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato