Últimas Notícias

Ribeirinhos pescam cardume de peixes-elétricos em lago no Acre

Poraquê Acre (Foto: Jota Cavalcante/Arquivo Pessoal)Um grupo de ribeirinhos tomou um susto quando viu enroscado na rede que utilizavam durante uma pescaria, um cardume de poraquês, também conhecidos como peixes-elétricos. A cena foi registrada pelo documentarista Jota Cavalcante, nesta segunda-feira (9), no município de Sena Madureira (AC).

Segundo Cavalcante, os espécimes, um adulto e outros 12 filhotes, foram capturados assim que a pescaria começou. Os ribeirinhos, no entanto, quando se deram conta do que tinha ocorrido devolveram os animais ao lago e interromperam a pescaria.

“N√£o quiserem nem continuar a pescaria por medo do choque do poraqu√™, que pode at√© matar um homem”, disse.

Apesar de terem sido devolvidos √† √°gua eles n√£o devem ficar em seguran√ßa por muito tempo. O documentarista diz que o ‘Lago do Urubu’, onde foram encontrados costuma secar e por isso muitos peixes morrem.

“√Č chamado Lago do Urubu, porque todos os anos seca e aparecem muitos urubus que v√™m comer os peixes que morrem”, explica.

Descargas elétricas
A pedido do G1, a bióloga Joseline Guimarães, gerente do Parque Chico Mendes, em Rio Branco, analisou as fotos e confirmou se tratarem de poraquês.

Pesca Acre Poraqu√™ (Foto: Jota Cavalcante/Arquivo Pessoal)“Podem ser chamados tamb√©m de enguias el√©tricas e tem o nome cient√≠fico de Electrophorus electricus. S√£o peixes que podem ser encontrados em rios e lagos, ocorrem na bacia amaz√īnica e em quase toda a Am√©rica do Sul. S√£o famosos pela sua capacidade de emitir descargas el√©tricas, que s√£o usadas na captura de presas e para defesa contra predadores”, explica.

De acordo com Joseline, quanto maior o animal. maior a pot√™ncia da descarga el√©trica. “Os poraqu√™s alimentam-se preferencialmente de peixes, mas podem variar com pequenos anf√≠bios, aves e at√© mam√≠feros, e por serem respiradores a√©reos, de vez em quando sobem √† superf√≠cie. Podem chegar at√© 2,5 m de comprimento”, conta.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato