Últimas Notícias

Tocantins produz 10 mil toneladas de pescado ao ano

pescado produzido em tocantinsDe acordo com o coordenador de Aquicultura e Pesca do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Alexandre Godinho, o Estado produz atualmente uma m√©dia de 10 mil toneladas de pescado ao ano. Atrav√©s de capacita√ß√Ķes de produtores, a meta √© que esta produ√ß√£o aumente em quantidade e qualidade.

Conforme Godinho, a regi√£o sudeste √© atualmente a principal produtora de pescado do Tocantins, com uma m√©dia de mais de 60% da produ√ß√£o estadual concentrada ali. Segundo ele, as esp√©cies de peixe mais adaptadas para o confinamento s√£o aquelas em formato de disco, como o Pacu e a Caranha. ‚ÄúAs esp√©cies arredondadas foram as que mais se adaptaram, mas a que melhor se adaptou foi o Tambaqui‚ÄĚ, explicou.

Parques aquícolas
Lançados oficialmente em abril deste ano, os parques aquícolas no Lago da UHE Lajeado deverão ser um propulsor para produção de pescado no Tocantins. O projeto abrange os municípios de Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Miracema, Tocantínia e Ipueiras. Com a implantação do Parque, a estimativa é que o Tocantins atinja o patamar de maior produtor aquícola do Brasil com uma estimativa de produção que supera 130 mil toneladas ao ano.

Os parques s√£o fruto de amplo estudo de produ√ß√£o aqu√≠cola que envolveu um denso mapeamento da regi√£o, al√©m de an√°lises f√≠sico-qu√≠mico-biol√≥gicas das √°guas para se ter a dimens√£o de quanto poderia se produzir ali, conforme o coordenador de Pesca e Aquicultura do Ruraltins. ‚ÄúDentro desse estudo, o Minist√©rio (da Pesca e Aquicultura) chegou √† conclus√£o que seria poss√≠vel fazer a instala√ß√£o de 10 parques divididos em diversos lotes ali‚ÄĚ, explicou Alexandre Godinho.

Na próxima semana, está previsto a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, a Palmas para divulgar a Semana Nacional do Peixe. Na ocasião, Crivella deverá fazer o lançamento oficial de uma parcela dos parques aquícolas do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, pontapé inicial para um grande impulso na produção de pescado no Tocantins.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato