Tocantins produz 10 mil toneladas de pescado ao ano – Portal Pesca Amadora Esportiva Tocantins produz 10 mil toneladas de pescado ao ano | Tocantins produz 10 mil toneladas de pescado ao ano – Portal Pesca Amadora Esportiva

Tocantins produz 10 mil toneladas de pescado ao ano

pescado produzido em tocantinsDe acordo com o coordenador de Aquicultura e Pesca do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Alexandre Godinho, o Estado produz atualmente uma média de 10 mil toneladas de pescado ao ano. Através de capacitações de produtores, a meta é que esta produção aumente em quantidade e qualidade.

Conforme Godinho, a região sudeste é atualmente a principal produtora de pescado do Tocantins, com uma média de mais de 60% da produção estadual concentrada ali. Segundo ele, as espécies de peixe mais adaptadas para o confinamento são aquelas em formato de disco, como o Pacu e a Caranha. “As espécies arredondadas foram as que mais se adaptaram, mas a que melhor se adaptou foi o Tambaqui”, explicou.

Parques aquícolas
Lançados oficialmente em abril deste ano, os parques aquícolas no Lago da UHE Lajeado deverão ser um propulsor para produção de pescado no Tocantins. O projeto abrange os municípios de Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Miracema, Tocantínia e Ipueiras. Com a implantação do Parque, a estimativa é que o Tocantins atinja o patamar de maior produtor aquícola do Brasil com uma estimativa de produção que supera 130 mil toneladas ao ano.

Os parques são fruto de amplo estudo de produção aquícola que envolveu um denso mapeamento da região, além de análises físico-químico-biológicas das águas para se ter a dimensão de quanto poderia se produzir ali, conforme o coordenador de Pesca e Aquicultura do Ruraltins. “Dentro desse estudo, o Ministério (da Pesca e Aquicultura) chegou à conclusão que seria possível fazer a instalação de 10 parques divididos em diversos lotes ali”, explicou Alexandre Godinho.

Na próxima semana, está previsto a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, a Palmas para divulgar a Semana Nacional do Peixe. Na ocasião, Crivella deverá fazer o lançamento oficial de uma parcela dos parques aquícolas do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, pontapé inicial para um grande impulso na produção de pescado no Tocantins.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato