Últimas Notícias

Comissão Europeia quer reduzir pesca no Atlântico e Mar do Norte

bacalhau (Foto: Divulgação/Sukgeun Jung/Fishbase)A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira (30) a redução drástica das cotas de pesca de bacalhau, merluza e linguado no Atlântico e no Mar do Norte em 2014 e se prepara para enfrentar os Estados membros.

A proposta reduz em 33% as cotas de captura do bacalhau e em 75% as de hadoque nas grandes regiões pesqueiras do Atlântico Norte. A pesca de merluza e badejo cairia 20%. As cotas de captura de linguado diminuiriam de 37% a 45% no Mar da Irlanda.

“É necessário proceder à redução de alguns estoques”, disse a comissária encarregada da Pesca, Maria Damanaki, em um comunicado. “Os estoques de bacalhau no mar da Irlanda e de Kattegat (entre a Dinamarca e a Suécia) continuam em um estado deplorável”, afirmou.

A proposta será discutida pelos ministros da Pesca em dezembro para aplicação em 1º de janeiro de 2014, e as negociações se anunciam difíceis, previu um negociador.

“Será difícil para os Estados administrar esta redução tão grande desses estoques importantes”, declarou à AFP.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato