Pesca predatória coloca em risco o Lago do São Raimundo, no MA – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca predatória coloca em risco o Lago do São Raimundo, no MA | Pesca predatória coloca em risco o Lago do São Raimundo, no MA – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca predatória coloca em risco o Lago do São Raimundo, no MA

seca no lago de sao raimundo amO Mirante rural deste domingo (20) mostra que os moradores dos povoados São Raimundo e Alto do Bode, em Pindaré-Mirim, pedem socorro às autoridades ambientais. O lago de onde eles tiram o sustento está ameaçado pela pesca predatória.

Quem também pede socorro é a população da região leste do Maranhão, que vem sofrendo com a pior seca dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, o nível do Rio Itapecuru baixou tanto que é possível andar pelo meio do maior rio maranhense, uma cena que há muito tempo não se via.

O programa mostra ainda como foi o seminário realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, com pequisadores, professores e alunos de diversos estados com o objetivo de trocar conhecimento sobre a tradição, a importância e a preservação das aldeias dos indígenas da etnia timbiras.

O Mirante Rural foi conhecer todo o processo de produção da bebida que é armazenada em tonéis de ipê, em Balsas. Produtores de cachaça do sul do Maranhão participaram do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, em Fortaleza, CE, e tiveram a oportunidade de apresentar a cachaça maranhense para compradores estrangeiros.

Conheça também o processo de extração do açai, que vem mudando a vida de muita gente na região oeste do Estado. O fruto, com uma boa aceitação no mercado, tem ajudado famílias de lavradores a melhorar de renda. O trabalho é duro, mas lucrativo para a maioria dos lavradores, que viajam longas distâncias para fazer a extração. Uma preocupação está com as áreas de reserva que mantêm os açaizais sempre ameaçadas.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato