Cidade no Canadá tenta vender carcaça de baleia na internet – Portal Pesca Amadora Esportiva Cidade no Canadá tenta vender carcaça de baleia na internet | Cidade no Canadá tenta vender carcaça de baleia na internet – Portal Pesca Amadora Esportiva

Cidade no Canadá tenta vender carcaça de baleia na internet

Baleia Cachalote de 12m apareceu morta na praia de Cape St. GeorgePor volta do meio-dia de ontem (6), a cidade de Cape St. George, em Newfoundland, tinha recebido dúzias de lances – sendo o maior de US$ 2.000 – antes de ter a venda suspensa devido a problemas com as regras e a legislação do site.

A baleia cachalote de 12 metros apareceu na praia da cidade há uma semana. Ela é o terceiro cetáceo a aparecer morto na costa de Newfoundland, depois das duas baleias azuis avistadas na semana passada.

Segundo o prefeito, a cidade de 1.000 habitantes não tem meios de se desfazer sozinha da carcaça em decomposição, e o departamento de recursos pesqueiros do Canadá recusou-se a se envolver no imbróglio.

Preocupado com que o cheiro da carcaça fique insuportável com a decomposição do animal, o conselho da cidade aprovou no domingo ofertar a carcaça no site eBay, esperando encontrar um comprador disposto a levá-la embora.

Autoridades federais “não deram nenhuma sugestão sobre o que fazer com ela e não ofereceram assistência, apenas disseram ‘vocês têm que se livrar dela’, então decidimos ofertá-la no eBay”, explicou à AFP o prefeito Peter Fenwick.

“Honestamente, venderíamos a custo zero se fosse o caso, desde que assumam a responsabilidade de remover a baleia”, admitiu, sugerindo que o esqueleto do cetáceo poderia ficar exposto em um museu.

Após ganhar notoriedade, o registro no eBay foi logo retirado pelo site de leilões porque é contra as suas regras vender animais, vivos ou mortos, informou um funcionário à AFP.

Ao mesmo tempo, autoridades federais entraram em contato com o prefeito para informar que é ilegal tentar vender a carcaça da baleia.

“Estamos agora em um ponto em que queremos dar uma olhada nos regulamentos e ver se há outra saída”, afirmou Fenwick.

Ele disse que não quer ir contra a lei, “vendendo uma baleia ilegalmente”, mas acrescentou: ‘não temos muita escolha porque se ficar ali, à medida que começar a apodrecer, provocará um tremendo mau cheiro’.

Coincidentemente, outras duas cidades de Newfoundland enfrentaram problemas similares depois que duas baleias azuis foram parar em seu litoral. Uma delas começou a inchar, devido à concentração de gás metano provocada pela decomposição, e ameaçava explodir na cidade de Trout River.

Um museu de Ontário está enviando uma equipe de pesquisadores para coletar as duas carcaças esta semana.

Amostras de esqueletos e tecidos dos raros animais serão armazenados na coleção científica do museu, que ficará disponível para pesquisadores de todo o mundo.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato