Menino de 10 anos de idade pesca Jaú no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva Menino de 10 anos de idade pesca Jaú no Rio Paraná | Menino de 10 anos de idade pesca Jaú no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

Menino de 10 anos de idade pesca Jaú no Rio Paraná

O que parece um grande feito, na verdade é um crime. Segundo o que rege a lei, desde 2012 é proibido a pesca e abate do Jaú nos rios do estado do Paraná, apesar da história aqui relatada pelo pai do menino, não somos a favor do abate de espécies desse porte ainda mais se tratando de uma espécie protegida.

Menino de 10 anos pesca jau no ParanaUm garoto de 10 anos de idade pescou um peixe de 62 kg, na tarde deste domingo (4), no Rio Paraná. Segundo a família, o menino tem apenas 1,5 kg a mais do que o jaú de 1,55 metro de comprimento e precisou de ajuda de adultos para retirar o peixe da água.

O pai do menino, o agrônomo André Silva Santos, disse que estava pescando com o filho perto da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, no oeste do estado. Segundo ele, quando o menino sentiu o peixe abocanhar a isca, que estava presa a um molinete, ele tentou puxá-lo, mas a vara quebrou.

Menino de 10 anos pesca jau no Parana“Soltamos quase toda a linha que tínhamos. Depois de uma hora e meia tentando puxar o peixe para dentro do meu barco, que estava ancorado, tive que pedir a ajuda de um amigo que estava de lancha, também pescando no rio. Nós dois subimos na lancha dele e arrastamos o peixe a favor da correnteza até um ponto onde foi mais fácil colocar o jaú dentro da embarcação”, contou o pai.

O menino ainda ajudou a colocar o peixe no porta-malas do carro, que foi levado para Mercedes, também no oeste, onde mora a família. Para comemorar a pescaria, a família informou que vai fazer uma moqueca para 150 pessoas.


Pesca proibida no estado do Paraná

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) alerta que uma portaria de outubro de 2012 proíbe a captura, o comércio e o transporte do jaú e de outras cinco espécies de peixe que vivem em rios paranaenses. De acordo com a chefe regional do IAP, Maria Glória Pozzobon, há divergências quanto à aplicação dessa lei no Rio Paraná, que é considerado um rio federal. “Ainda assim, o Ministério Público tem recomendado que a gente aplique a lei, mesmo se tratando de um rio federal”, diz. O não cumprimento da lei pode resultar em multa.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato