Municípios repudiam redução do nível de reservatório de Mascarenhas de Moraes – Portal Pesca Amadora Esportiva Municípios repudiam redução do nível de reservatório de Mascarenhas de Moraes | Municípios repudiam redução do nível de reservatório de Mascarenhas de Moraes – Portal Pesca Amadora Esportiva

Municípios repudiam redução do nível de reservatório de Mascarenhas de Moraes

Reuniao sobre reducao de nivel do Lago de FurnasA Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG promoveu nesta terça-feira (06) um debate em torno da redução drástica do nível do Reservatório de Mascarenhas de Moraes. Conforme correspondência encaminhada pela Eletrobras para a prefeitura de Delfinópolis poderá haver uma redução de até treze metros no nível do reservatório o que impactará negativamente toda a região do entorno do lago.

A medida também afetará diretamente os municípios de Cássia, Claraval, Ibiraci, São João Batista do Glória e Passos. O encontro contou com a participação do deputado estadual Pompílio Canavez, um representante do deputado federal Carlos Melles e do estadual Antonio Carlos Arantes, um representante do deputado estadual Cássio Soares, de prefeitos, vereadores, procuradores, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

Presente ao evento, o deputado estadual Pompílio Canavez, lembrou em sua fala a experiência vivida há alguns anos na região do Lago de Furnas, quando era prefeito de Alfenas e também presidente da ALAGO – Associação dos Municípios do Lago de Furnas. “Num outro momento de crise, a exemplo de vocês hoje, nós também empreendemos diversas lutas para evitar um colapso em nossa região. Com a situação apresentada nós devemos conversar com o interlocutor certo, ou seja, o Operador Nacional do Sistema – ONS e exigir a apresentação dos estudos que comprovem a necessidade de intervenção no nível dos reservatórios” comentou o parlamentar.

Usina Hidreletrica de Mascarenhas - Lago do PeixotoO prefeito de Passos, Ataíde Vilela, fez uma breve explanação sobre a dinâmica do sistema nacional que gera a energia necessária para o país e lembrou que os lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes são importantes balizadores das águas do Rio Grande. “A atitude do ONS é totalmente irresponsável. Baixar o nível dos reservatórios aos patamares mínimos pode, além de impactar negativamente na agricultura, na pecuária, no turismo, e em pouco tempo pode até mesmo inviabilizar a geração de energia e isso é muito preocupante. É necessário que todos os setores se envolvam neste movimento porque o que podemos vislumbrar é o verdadeiro caos”, alerta.

Tomando a palavra o presidente da AMEG, Rêmolo Aloise, defendeu a criação de um movimento, não só dos municípios afetados diretamente pela medida da Eletrobrás, mas, de toda a região. Destacou ainda a importância da presença dos deputados que representam a região e a força que podem somar. “Não há outro caminho a não ser levarmos adiante este movimento em favor da manutenção dos níveis dos reservatórios, tanto o de Furnas quanto o de Mascarenhas de Moraes”, comentou.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato