Últimas Notícias

Municípios repudiam redução do nível de reservatório de Mascarenhas de Moraes

Reuniao sobre reducao de nivel do Lago de FurnasA Associa√ß√£o dos Munic√≠pios da Microrregi√£o do M√©dio Rio Grande ‚Äď AMEG promoveu nesta ter√ßa-feira (06) um debate em torno da redu√ß√£o dr√°stica do n√≠vel do Reservat√≥rio de Mascarenhas de Moraes. Conforme correspond√™ncia encaminhada pela Eletrobras para a prefeitura de Delfin√≥polis poder√° haver uma redu√ß√£o de at√© treze metros no n√≠vel do reservat√≥rio o que impactar√° negativamente toda a regi√£o do entorno do lago.

A medida também afetará diretamente os municípios de Cássia, Claraval, Ibiraci, São João Batista do Glória e Passos. O encontro contou com a participação do deputado estadual Pompílio Canavez, um representante do deputado federal Carlos Melles e do estadual Antonio Carlos Arantes, um representante do deputado estadual Cássio Soares, de prefeitos, vereadores, procuradores, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

Presente ao evento, o deputado estadual Pomp√≠lio Canavez, lembrou em sua fala a experi√™ncia vivida h√° alguns anos na regi√£o do Lago de Furnas, quando era prefeito de Alfenas e tamb√©m presidente da ALAGO ‚Äď Associa√ß√£o dos Munic√≠pios do Lago de Furnas. ‚ÄúNum outro momento de crise, a exemplo de voc√™s hoje, n√≥s tamb√©m empreendemos diversas lutas para evitar um colapso em nossa regi√£o. Com a situa√ß√£o apresentada n√≥s devemos conversar com o interlocutor certo, ou seja, o Operador Nacional do Sistema ‚Äď ONS e exigir a apresenta√ß√£o dos estudos que comprovem a necessidade de interven√ß√£o no n√≠vel dos reservat√≥rios‚ÄĚ comentou o parlamentar.

Usina Hidreletrica de Mascarenhas - Lago do PeixotoO prefeito de Passos, Ata√≠de Vilela, fez uma breve explana√ß√£o sobre a din√Ęmica do sistema nacional que gera a energia necess√°ria para o pa√≠s e lembrou que os lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes s√£o importantes balizadores das √°guas do Rio Grande. ‚ÄúA atitude do ONS √© totalmente irrespons√°vel. Baixar o n√≠vel dos reservat√≥rios aos patamares m√≠nimos pode, al√©m de impactar negativamente na agricultura, na pecu√°ria, no turismo, e em pouco tempo pode at√© mesmo inviabilizar a gera√ß√£o de energia e isso √© muito preocupante. √Č necess√°rio que todos os setores se envolvam neste movimento porque o que podemos vislumbrar √© o verdadeiro caos‚ÄĚ, alerta.

Tomando a palavra o presidente da AMEG, R√™molo Aloise, defendeu a cria√ß√£o de um movimento, n√£o s√≥ dos munic√≠pios afetados diretamente pela medida da Eletrobr√°s, mas, de toda a regi√£o. Destacou ainda a import√Ęncia da presen√ßa dos deputados que representam a regi√£o e a for√ßa que podem somar. ‚ÄúN√£o h√° outro caminho a n√£o ser levarmos adiante este movimento em favor da manuten√ß√£o dos n√≠veis dos reservat√≥rios, tanto o de Furnas quanto o de Mascarenhas de Moraes‚ÄĚ, comentou.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato