Nível do reservatório de Água Vermelha na divisa entre SP e MG é considerado crítico – Portal Pesca Amadora Esportiva Nível do reservatório de Água Vermelha na divisa entre SP e MG é considerado crítico | Nível do reservatório de Água Vermelha na divisa entre SP e MG é considerado crítico – Portal Pesca Amadora Esportiva

Nível do reservatório de Água Vermelha na divisa entre SP e MG é considerado crítico

Usina da Água Vermelha na divisa entre Minas Gerais e São Paulo (Foto: Reprodução / TV TEM)O reservatório de mais uma hidrelétrica da região noroeste paulista atingiu níveis bem abaixo dos registrados no ano passado. Em alguns pontos do rio Grande, a água chegou a recuar mais 200 metros.

A represa da usina Água Vermelha, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, está com menos de 16% do volume. No mesmo período do ano passado, o nível era de 80%, mais de cinco vezes que o nível atual. Segundo os pescadores, a profundidade era de seis metros onde hoje é terra.

Água baixou 6 metros segundo pescadores (Foto: Reprodução / TV TEM)Na prainha de Mira Estrela (SP), local frequentado pelos turistas, a cena é a mesma. Até uma ilha que não aparecia há anos pode ser vista depois que água baixou. Quem sempre visitou o rio Grande está assustado.

As represas das hidrelétricas das regiões sudeste e centro oeste são as mais prejudicadas com a seca em todo país. O volume dos reservatórios das 12 maiores usinas esta abaixo de 39%. A de Marimbondo, que pertence a Furnas e também fica na região noroeste, esta com apenas 25% do total.

Mas segundo o operador nacional do sistema, todas as usinas são interligadas, por isso, o nível baixo das represas não representa um risco de racionamento de energia.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato