Volume morto deve elevar de 8,2% para 26,4% nível do Cantareira em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Volume morto deve elevar de 8,2% para 26,4% nível do Cantareira em SP | Volume morto deve elevar de 8,2% para 26,4% nível do Cantareira em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Volume morto deve elevar de 8,2% para 26,4% nível do Cantareira em SP

Volume morto e direcionado para o sistema Cantareira em SPO governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou nesta quinta-feira (15), em Joanópolis (SP), o sistema de captação de água do chamado volume morto – reservatório que abriga água abaixo das comportas da represa – para elevar de 8,2% para 26,4% o nível do Sistema Cantareira.

Segundo o governo, serão bombeados 182 milhões de metros cúbicos de água da reserva, o que deve começar a elevar o nível do Cantareira a partir desta sexta-feira (16). O total da reserva técnica é de 400 milhões de metros cúbicos. Nesta quinta-feira (15), o nível do sistema era de 8,2%.

Na represa Jaguari-Jacareí o governador acionou o sistema de bombeamento para a captação da água que deve garantir o abastecimento até meados de novembro. O Sistema da Cantareira atende uma população de 8,45 milhões de pessoas na capital paulista e Região Metropolitana.

“Trabalhamos sempre com o momento mais difícil, estamos extremamente conservadores, trabalhamos com a mínima da mínima para poder chegar aos períodos das águas. Passaremos o período da seca e chegaremos nas próximas águas”, afirmou o governador durante entrevista coletiva.

Além disso, o governador garantiu à população que a água extraída do volume morto é de qualidade e passa por testes diariamente antes de chegar às casas da população. “A Cetesb atestou a qualidade da água, é de ótima qualidade e permanentemente monitorada”, disse.

Durante o evento, o governador afirmou ainda que, além da retirada de parte do volume morto, o Estado tem empregado outras medidas para economia, como o bônus aos moradores que economizarem água, a mudança na represa que fornece água a alguns bairros da capital paulista e, a médio prazo, a interligação das represas Atibainha e Jaguari.

Sabesp
Dilma Pena, diretora presidente da Sabesp, afirmou que a água do volume morto vai garantir o abastecimento até o fim do ano. “Esses 182 milhões de metros cúbicos são suficientes até a chegada das próximas chuvas”, afirmou Dilma.

Segundo ela, o sistema implantado vai bombear o volume morto para um piscinão construído após a barragem e que leva até um túnel que distribui a água para as outras represas do Sistema Cantareira e até a estação de tratamento.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato