Últimas Notícias

Google fará monitoramento de embarcações no combate à pesca ilegal

Google vai monitorar pesca ilegal 2Milhares de barcos de pesca em todo o mundo serão monitorizados pelo Google a fim de combater à pesca ilegal que vem estimulando a crise ambiental.

A empresa apresentou o protótipo no World Parks Congress, em Sidney, o projeto Global Fishing Watch foi desenvolvido por um grupo de ativistas da SkyTruth e Ocean e conta o apoio financeiro e de engenharia do Google.

O Global Fishing Watch é um protótipo com uma tecnologia que permitirá monitorizar online e quase em tempo real os barcos de pesca que estão em atividade no mar, de uma forma global.

Essa ferramenta irá fornecer aos governos, às organizações não governamentais e ao público em geral, todas as informações necessárias para que sejam capazes de detectar e, se for o caso, intervir nos casos de pesca ilegal.

O investimento necessário para avançar com o projeto varia entre 3 e os 5 milhões de dólares e contará com o auxílio de satélites e dos dispositivos de detecção já existentes de forma obrigatória nas grandes embarcações de pesca.

O projeto foi desenvolvido pelo programa Google Earth Outreach em conjunto com equipas de engenharia da SkyTruth e através das instalações de análises de dados do Google, foi possível analisar uma grande quantidade de informações e visualizar todo o território marítimo onde é desenvolvida a atividade pesqueira.

A pesca ilegal degrada de forma galopante os estoques globais de pescado, o que coloca o planeta sob sérias ameaças ambientais e econômicas. A Ocean estima que, em 2013, as perdas globais provocadas pela pesca ilegal chegaram na margem entre 10 milhões e 23 milhões de dólares.

Neste momento, a Global Fishing Watch apenas transmite a atividade pesqueira realizadas em 2012 e 2013, mas o objetivo será incorporar os dados o mais rápido possível, para que esse monitoramento seja feito em tempo real, de forma a que as autoridades possam intervir de forma rápida e mais eficaz.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato