Últimas Notícias

Brasil correspondeu 7,3% da importação de peixe panga do Vietnã em 2014

importacao_de_peixe_panga_em_2014 Um recente balanço divulgado pelo site da entidade que representa os produtores de pangasius do Vietnã (www.pangasius-vietnam.com) indica que, de janeiro a novembro de 2014, a espécie foi exportada a 150 mercados. Os Estados Unidos foram o grande cliente do período, com importações no valor de US$ 1,6 bilhões.

Na sequência vem a Europa, cujo montante gasto com importações de panga cresceu 22,7%, para US$ 1,6 . Holanda, Bélgica, Coréia do Sul e Canadá explodiram em consumo, com porcentagens de preço pago de 76%, 41%, 34% e 48,5%, respectivamente.

No caso do Brasil, embora a entidade não divulgue o volume, chama a atenção a queda de 38,5% no mês de novembro em relação a outubro de 2014. Já na comparação entre o período de janeiro a novembro do ano passado, houve aumento de 10% na receita gerada ao Vietnã com o panga.

Sobre o peixe panga e seu habitat
Vilarejo no Rio MekongPesquisadores apontam que no rio Mekong habitat natural do peixe panga, são despejadas toneladas de dejetos, animais e pessoas mortas todos os dias, não só o panga, mais diversas outras espécies de peixes se alimentam destes dejetos que são jogados no rio.

Embora haja rumores a seu respeito sobre a segurança no consumo do peixe panga, nunca foi constatado nada que concretizasse essa tese. A empresa Vietnamita Pangasius declara que desde 1996 atua na área de piscicultura e que o projeto foi expandido para cerca de 6.000 hectares em 10 províncias no Mekong Delta para atender o mercado internacional.

peixe panga no vietnaA empresa garante ainda que a maior parte da área de piscicultura são rigidamente controlados, em conformidade com os regulamentos nacionais sobre segurança alimentar e proteção ambiental. Até junho de 2012, mais de metade da área de criação de peixes em todo o país é auditado e certificado por normas internacionalmente sustentáveis, como GlobalGAP, AquaGAP, BAP / GAA e ASC (recentemente certificada).

O processo de auditoria e certificação para o pangasius vietnamita está sendo realizada estritamente de acordo com exigências dos consumidores.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato