Instituto de Pesca lança site que mostra atividade pesqueira no estado de SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Instituto de Pesca lança site que mostra atividade pesqueira no estado de SP | Instituto de Pesca lança site que mostra atividade pesqueira no estado de SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Instituto de Pesca lança site que mostra atividade pesqueira no estado de SP

Barcos utilizados na pesca de arrastoO Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), lança site inédito com informações sobre a atividade pesqueira no Estado, essa ferramenta é ideal para pesquisadores, estudantes, autoridades, cooperativas, armadores e empresários do ramo.

No total, o site traz dados de 15 municípios paulistas costeiros e pesqueiros, e de espécies encontradas, produção, captura, aparelhos de pesca utilizados e número de embarcações nesses locais.

Para acessar, basta entrar no link www. propesq.pesca.sp.gov.br. As informações contidas no site, são registros guardados desde 1998, o que torna um dos maiores acervos de pescas artesanais e industriais do Brasil.

O pesquisador do instituto, Antônio Olinto Ávila da Silva, diz que o banco permite que diferentes usuários tenham acesso direto aos dados coletados pelo Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina do instituto. Os dados são úteis, por exemplo, para caracterizar a atividade pesqueira marinha no Estado e em seus municípios, acompanhamento do desempenho, orientação no consumo de peixes e avaliação de políticas públicas direcionadas à atividade.

As informações foram obtidas por entrevistas voluntárias com mestres de embarcações e pescadores. Também são utilizados autorregistros e consultas a números de descarga e venda de pescado de empresas. São monitorados mais de 200 pontos em cidades da costa paulista.

O plano de monitoramento não di – vulga informações que identifiquem pessoas, grupos ou empresas. “Embora o Instituto de Pesca seja uma instituição pública, os dados individuais fornecidos voluntariamente são sigilosos e respeitados”, garante Olinto Ávila.

Além de apoiar os diferentes segmentos do setor, o programa do instituto contribui com políticas públicas necessárias ao desenvolvimento da atividade nas esferas municipal, estadual e federal. Anualmente, são realizadas cerca de 80 mil entrevistas com pescadores e mestres de embarcações que apoiam a iniciativa.

Monitoramento
Barco pesqueiro em Santos-SPNos últimos cinco anos, foram expedidas 2,8 mil declarações de produção do setor para ajudar pescadores em pedidos de seguro defeso (valor que a pessoa recebe quando determinada pesca ou caça não é permitida), de financiamento a instituições financeiras e de renovação de licença de pesca.

O programa de monitoramento procura dar visibilidade ao setor, demonstrando sua importância na geração de renda, alimento e empregos, além de auxiliar nas tomadas de decisão. Os dados gerados pelo programa também permitem a identificação dos territórios pesqueiros das diferentes frotas e de seus padrões de utilização do ambiente, dão subsídios à gestão de conflitos no setor e ainda são empregados na avaliação da exploração dos estoques marinhos.

Instituto de Pesca – SP

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato