Últimas Notícias

Duas tartarugas são encontradas mortas presas em redes de pesca abandonadas em Alagoas

Tartaruga presa em rede em AlagoasDurante fiscalização preventiva realizada nos ecossistemas recifais da enseada da Pajuçara, nesse sábado (6), a equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) encontrou duas tartarugas presas em uma rede de pesca abandonada, próxima à Piscina do Amor. O equipamento foi retirado e inutilizado pelos fiscais, mas, infelizmente, os animais não resistiram e já estavam mortos quando localizados pelos técnicos.

Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, a ocorrência, comum no litoral Alagoano, é uma ameaça à vida marinha. “É lamentável, mas coisas desse tipo acontecem com frequência em nosso litoral, o que justifica uma proibição da pesca de rede na enseada.” De acordo com ele, o órgão ambiental vem realizando estudos, junto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sobre o impacto da pesca de arrasto e de redes de espera na enseada da Pajuçara.

Pesca-fantasma
Os equipamentos de pesca abandonados no oceano acabam se transformando em armadilhas para peixes e outros animais marinhos. De acordo com Juliano Fritscher, biólogo colaborador do IMA, este tipo de ocorrência é chamado de “pesca-fantasma”, “diversos pequenos peixes, crustáceos e outros organismos ficam presos e perdem a vida, e a incidência no período chuvoso aumenta, pois com ventos e chuvas, a perda de redes é ainda maior”, informou.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br