Últimas Notícias

Ibama autua dois por manterem em cativeiro filhote de onça pintada em Manaus-AM

Ibama autua dois por matarem filhote de onca em ManausO Ibama autuou duas pessoas em Manaus/AM e aplicou multa de R$ 5 mil para cada uma por manterem em cativeiro um filhote de onça-pintada (Panthera onca). O animal havia aparecido na sede de uma fazenda do município de Rio Preto da Eva, a 57 km da capital, no início do mês de maio.

As investigações para encontrar o filhote, realizadas pelo Ibama e pela Polícia Civil do estado, tiveram início depois que uma postagem em uma rede social divulgada pela imprensa local indicou que o animal encontrado havia sido devolvido para o Ibama. No entanto não constava no instituto nenhum registro de entrega de um filhote de onça no período. O Ibama entrou em contato com outras entidades relacionadas com o meio ambiente no estado, mas nenhuma também havia recebido o animal.

No dia 14 de maio, as investigações levaram ao local em que o filhote estava sendo mantido em cativeiro, no bairro de São Raimundo, em Manaus, porém a onça já tinha sido removida e não havia ninguém no local. O contato com moradores nas proximidades levou a pistas dos responsáveis, que puderam ser identificados e autuados.

Eles teriam abandonado o filhote nas proximidades de um centro comunitário como tentativa de se livrarem das provas do delito.

O filhote foi encontrado e encaminhado para o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) em Manaus. Os técnicos do instituto realizaram uma avaliação clínica e das características do felino, principalmente do padrão de manchas da pelagem facial, para identificar se seria ou não o mesmo animal das fotos e vídeos publicados nas redes sociais, o que foi confirmado.

Ascom/Ibama


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br