Prática ilegal gera desperdício de peixe durante piracema no interior do AC – Portal Pesca Amadora Esportiva Prática ilegal gera desperdício de peixe durante piracema no interior do AC | Prática ilegal gera desperdício de peixe durante piracema no interior do AC – Portal Pesca Amadora Esportiva

Prática ilegal gera desperdício de peixe durante piracema no interior do AC

pesca ilegal causa desperdicios no AcreFoi constatado pela Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul-AC que a pesca com ricuca (jeito de pescar puxando a rede para a praia) tem trazido desperdícios dos animais. Segundo o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a prática é ilegal e precisa ser coibida.

O problema se dá quando os pescadores pegam peixes menores e que não serão comercializados e não devolvem para o manancial, deixando-os na praia. O mau cheiro e desperdício também tem gerado reclamações dos moradores que residem às margens do rio.

A dona de casa Alderlânia da Rocha conta que com a chegada da piracema, o bairro tem sofrido com o mau cheiro. “As pessoas pegam o peixe e ao invés de devolver para o rio o que não vai consumir, jogam na beira do rio. Isso é muito errado, está prejudicando crianças e idosos. Muitas pessoas as vezes não tem o que comer. Acho isso muito errado, tem ainda a questão dos urubus que se acumulam também nas praias”, reclama.

pesca ilegal causa desperdicios no Acre 2O presidente da Colônia de Pescadores da cidade, Elenildo Nascimento, diz que teme que o desperdício acabe gerando uma escassez nos anos seguintes. “É difícil controlar o desperdício. É grande a quantidade de peixe que está em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros do rio. Mas, se os pescadores amadores não tiverem consciência, o prejuízo será sentido no futuro”, destaca.

O Imac alerta para a prática ilegal e diz que a ação deve ser coibida. “Depende da consciência das pessoas. Quem pesca com ricuca causa danos e é uma prática ilegal. Estamos mandando uma equipe para a beira do rio para combater o desperdício. Têm pessoas amadoras e que pescam por esporte que não atentam para coisas básicas e podem se prejudicar”, esclarece.

G1 – Globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato