Últimas Notícias

Operação Nosso Lago apreende mais de 10 Tn de peixes em Palmas-TO

Fiscalizacao apreende mais de 10 toneladas de peixes em Palmas-TO 2A Prefeitura de Palmas, por meio da Operação Nosso Lago, apreendeu cerca de dez toneladas de pescado na tarde desta quarta-feira, 05, no lago de Palmas.

A operação aconteceu ao longo das margens do lago, no km 17, km 38, km 41, no balneário Sucupira, nas proximidades do residencial polinésia, e praia das Arnos, onde cerca de 60 pescadores profissionais provenientes do estados do Pará e do Maranhão, estavam há mais de 60 dias no lago, realizando a exploração dos pescados.

A ‚ÄúOpera√ß√£o Nosso lago‚ÄĚ aconteceu de forma simult√Ęnea em v√°rios pontos do lago, tanto por terra como pela √°gua, onde foram apreendidos tr√™s caminh√Ķes ba√ļs e frigor√≠ficos, diversos materiais de pesca como 30 panos de rede, tarrafas e uma zagaia.

Os pescados eram transportados por barcos ate √†s margens do lago, onde eram limpos e acondicionados em freezer. Depois eram levados para os caminh√Ķes com c√Ęmaras frias, para serem transportados para os estados do Par√° e Maranh√£o.

No Km 17, foram apreendidas várias caixas de isopor com pescado, e três freezer que eram utilizados no acondicionamento dos peixes, a beira do lago.

De acordo com um dos pescadores que n√£o quis se identificar, ap√≥s as v√≠sceras serem retiradas, os peixes eram acondicionados em freezer e em caixas de isopor at√© serem transportados para os caminh√Ķes.

J√° no km 41, os fiscais dos √≥rg√£os ambientais apreenderam tr√™s caminh√Ķes ba√ļs, sendo que um dos caminh√Ķes continha cerca de oito toneladas de peixes da esp√©cie mapar√°, urimat√° (papa-terra) e piau e o outro ve√≠culo transportava gelo a granel que seria usado no resfriamento dos peixes, misturado com pneus.

Fiscalizacao apreende mais de 10 toneladas de peixes em Palmas-TODe acordo com secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica Municipal, Francisco Viana, a opera√ß√£o foi desencadeada ap√≥s den√ļncia de pescadores.

‚ÄúMesmo tendo em m√£os a autoriza√ß√£o de tr√Ęnsito e com√©rcio de pescado, os peixes estavam sendo processados de forma irregular e em desacordo com as normas sanit√°rias‚ÄĚ, disse.

Para a presidente da Fundação de Meio Ambiente, Germana Pires, a fiscalização constatou que a pesca industrial não passou pela inspeção sanitária.

‚ÄúAs v√≠sceras eram jogadas no pr√≥prio lago ap√≥s os peixes serem eviscerados e o acondicionamento dos peixes nos caminh√Ķes tamb√©m era feito de forma irregular, sem o resfriamento ideal, sendo 3kg de gelo para 1kg de pescado‚ÄĚ, disse.

Outro fato grave √© que durante a fiscaliza√ß√£o pelos √≥rg√£os ambientais, nas proximidades do residencial Polin√©sia, foram apreendidos explosivos que possivelmente estariam sendo usados para a pesca predat√≥ria, e um caderno de anota√ß√Ķes com valores, quantidade e caracter√≠stica dos pescados.

“Recebemos diversas den√ļncias de pescadores locais de que havia pr√°tica de explora√ß√£o da pesca com uso de explosivos durante a noite”, √© o que afirma o gerente de fiscaliza√ß√£o ambiental da GMP, Heleno Freitas.

De acordo com os órgãos ambientais, se for configurado o uso dos explosivos para a pesca predatória, a multa pode variar de R$ 700 a 100 mil reais, mais R$ 20,00 por quilo de pescado.

Fiscalizacao apreende mais de 10 toneladas de peixes em Palmas-TO 3Os caminh√Ķes ba√ļs e frigor√≠fico e todo material usado na pesca foram encaminhados para o quartel da Guarda Metropolitana de Palmas.

J√° o pescado apreendido ser√° descartado na manh√£ desta quarta-feira, 06, no aterro sanit√°rio de Palmas.

A ‚Äúopera√ß√£o nosso lago‚ÄĚ contou com a participa√ß√£o de diversos √≥rg√£os ambientais, como Guarda Metropolitana de Palmas, Funda√ß√£o do Meio Ambiente, Naturatins, Adapec, Minist√©rio da Agricultura, Vigil√Ęncia Sanit√°ria Municipal e Estadual e Defesa Civil Municipal.

Prefeitura de Palmas-TO


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br