Últimas Notícias

Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciadaA Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) informou ao Ibama em 22 de setembro a ocorrência de mortandade de peixes durante os testes para energização das unidades geradoras 2, 3 e 4 da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso.

Os testes foram realizados a partir de 15 de setembro e o incidente foi denunciado à ouvidoria do Ibama pela Linha Verde (0800-618080) em 23 de setembro.

As informa√ß√Ķes sobre a mortandade na UHE Teles Pires motivaram a a√ß√£o de equipes de fiscaliza√ß√£o do Ibama na √°rea do empreendimento. Foi constatado que, durante a fase de teste das turbinas geradoras de energia, peixes foram atra√≠dos para as m√°quinas.

No dia 22 de setembro, publicamos uma matéria onde pescadores fizeram o registro de funcionários da usina recolhendo as piraíbas mortas

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciada 2Foram emitidas duas notifica√ß√Ķes para a CHTP, exigindo a apresenta√ß√£o de relat√≥rio t√©cnico sobre o caso. Uma delas solicita que sejam discriminadas as esp√©cies e o n√ļmero de peixes mortos, e a outra exige o uso de sistema anticardume no canal de fuga da UHE para impedir novas ocorr√™ncias.

As a√ß√Ķes da CHTP est√£o sendo acompanhadas no processo de licenciamento ambiental de Teles Pires, com apoio da Diretoria de Prote√ß√£o Ambiental do Ibama e do Escrit√≥rio Regional em Alta Floresta. Todos os procedimentos est√£o sendo averiguados para a aplica√ß√£o das medidas adequadas.

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br