Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires | Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciadaA Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) informou ao Ibama em 22 de setembro a ocorrência de mortandade de peixes durante os testes para energização das unidades geradoras 2, 3 e 4 da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso.

Os testes foram realizados a partir de 15 de setembro e o incidente foi denunciado à ouvidoria do Ibama pela Linha Verde (0800-618080) em 23 de setembro.

As informações sobre a mortandade na UHE Teles Pires motivaram a ação de equipes de fiscalização do Ibama na área do empreendimento. Foi constatado que, durante a fase de teste das turbinas geradoras de energia, peixes foram atraídos para as máquinas.

No dia 22 de setembro, publicamos uma matéria onde pescadores fizeram o registro de funcionários da usina recolhendo as piraíbas mortas

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciada 2Foram emitidas duas notificações para a CHTP, exigindo a apresentação de relatório técnico sobre o caso. Uma delas solicita que sejam discriminadas as espécies e o número de peixes mortos, e a outra exige o uso de sistema anticardume no canal de fuga da UHE para impedir novas ocorrências.

As ações da CHTP estão sendo acompanhadas no processo de licenciamento ambiental de Teles Pires, com apoio da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama e do Escritório Regional em Alta Floresta. Todos os procedimentos estão sendo averiguados para a aplicação das medidas adequadas.

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato