PMA intensifica fiscalização na área da APA da Ilha Grande no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva PMA intensifica fiscalização na área da APA da Ilha Grande no Rio Paraná | PMA intensifica fiscalização na área da APA da Ilha Grande no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

PMA intensifica fiscalização na área da APA da Ilha Grande no Rio Paraná

PMA intensifica fiscalizacao na area da APA da Ilha Grande no Rio ParanaPescadores amadores e profissionais que não estão respeitando o período da Piracema podem acabar na cadeia, perder todo o apetrecho de pesca, inclusive o barco, e ainda ser multado, se for flagrado pescando nos rios durante o período de Piracema.

O alerta é do chefe da Área de Preservação Ambiental – APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Erick Caldas Xavier ao informar a intensificação das fiscalizações até março, quando termina o período de defeso.

Em outubro último, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria que deixou a pesca liberada durante a piracema, mas somente para os pescadores profissionais e nos rios pertencentes a União. A medida foi adotada para não pagar o seguro-defeso, o “Bolsa-Pesca” – os quatro salários-mínimos equivalentes a cada mês de proibição que o pescador profissional tem direito.

Parque Nacional de Ilha Grande - Bacia do Rio Parana 2“Ao contrário do que muitos estão alegando, a pesca durante o período de reprodução dos peixes no Paraná não está liberada, como em alguns estados. Não irá adiantar o pescador afirmar que não sabia sobre a proibição que vai responder pelo crime da mesma forma”, afirmou.

Multa
A multa mínima para quem for flagrado é de R$ 1,5 mil, mas pode chegar a valore mais expressivos dependendo das espécies já capturadas, quantidades e se o pescador infrator já é reincidente. A proibição também é estendida a pesca submarina, feita com o uso de arpão e de cilindro de oxigênio.

Práticas sustentáveis
O ambientalista destaca que a combinação de calor e excesso de chuva vai propiciar uma piracema melhor do que em anos anteriores. “Os rios estão mais cheios, o que facilita a subida dos peixes. A ‘sujeira’ que vem com o excesso de chuva produz nutrientes que servirão de alimentos para os filhotes, que terão mais chances de sobreviver”, explicou Xavier.

Parque Nacional de Ilha Grande - Bacia do Rio ParanaO respeito ao período de defeso é a chave para que a pesca profissional e a produção de peixes consiga se perpetuar para os próximos anos. “Queremos que o pescador, principalmente o profissional, entenda a necessidade de adotar boas práticas sustentáveis para que ele continue tendo peixe para pescar”, esclareceu.

Somente a Apa da Ilha Grande tem mais de 1 milhão de hectares e abrange 25 municípios nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A reserva é a maior unidade de conservação da mata atlântica do Brasil.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato