Últimas Notícias

PMA intensifica fiscalização na área da APA da Ilha Grande no Rio Paraná

PMA intensifica fiscalizacao na area da APA da Ilha Grande no Rio ParanaPescadores amadores e profissionais que não estão respeitando o período da Piracema podem acabar na cadeia, perder todo o apetrecho de pesca, inclusive o barco, e ainda ser multado, se for flagrado pescando nos rios durante o período de Piracema.

O alerta √© do chefe da √Ārea de Preserva√ß√£o Ambiental ‚Äď APA Ilhas e V√°rzeas do Rio Paran√°, Erick Caldas Xavier ao informar a intensifica√ß√£o das fiscaliza√ß√Ķes at√© mar√ßo, quando termina o per√≠odo de defeso.

Em outubro √ļltimo, o Minist√©rio da Agricultura publicou uma portaria que deixou a pesca liberada durante a piracema, mas somente para os pescadores profissionais e nos rios pertencentes a Uni√£o. A medida foi adotada para n√£o pagar o seguro-defeso, o ‚ÄúBolsa-Pesca‚ÄĚ ‚Äď os quatro sal√°rios-m√≠nimos equivalentes a cada m√™s de proibi√ß√£o que o pescador profissional tem direito.

Parque Nacional de Ilha Grande - Bacia do Rio Parana 2‚ÄúAo contr√°rio do que muitos est√£o alegando, a pesca durante o per√≠odo de reprodu√ß√£o dos peixes no Paran√° n√£o est√° liberada, como em alguns estados. N√£o ir√° adiantar o pescador afirmar que n√£o sabia sobre a proibi√ß√£o que vai responder pelo crime da mesma forma‚ÄĚ, afirmou.

Multa
A multa mínima para quem for flagrado é de R$ 1,5 mil, mas pode chegar a valore mais expressivos dependendo das espécies já capturadas, quantidades e se o pescador infrator já é reincidente. A proibição também é estendida a pesca submarina, feita com o uso de arpão e de cilindro de oxigênio.

Pr√°ticas sustent√°veis
O ambientalista destaca que a combina√ß√£o de calor e excesso de chuva vai propiciar uma piracema melhor do que em anos anteriores. ‚ÄúOs rios est√£o mais cheios, o que facilita a subida dos peixes. A ‘sujeira’ que vem com o excesso de chuva produz nutrientes que servir√£o de alimentos para os filhotes, que ter√£o mais chances de sobreviver‚ÄĚ, explicou Xavier.

Parque Nacional de Ilha Grande - Bacia do Rio ParanaO respeito ao per√≠odo de defeso √© a chave para que a pesca profissional e a produ√ß√£o de peixes consiga se perpetuar para os pr√≥ximos anos. ‚ÄúQueremos que o pescador, principalmente o profissional, entenda a necessidade de adotar boas pr√°ticas sustent√°veis para que ele continue tendo peixe para pescar‚ÄĚ, esclareceu.

Somente a Apa da Ilha Grande tem mais de 1 milh√£o de hectares e abrange 25 munic√≠pios nos estados do Paran√°, Mato Grosso do Sul e S√£o Paulo. A reserva √© a maior unidade de conserva√ß√£o da mata atl√Ęntica do Brasil.

Kalua Barco Hotel


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato