Últimas Notícias

PMA apreende 360 kg de arun√£ pescados no defeso em Manaus-AM

PMA apreende 360 kg de aruna pescados no defeso em Manaus-AM 2Um idoso de 68 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira (1¬ļ) por crime ambiental no terminal pesqueiro da Feira Panair. J√ļlio Ara√ļjo de Lima estava em posse de 360 kg de peixe da esp√©cie aruan√£, que est√° com pesca proibida por conta do per√≠odo do defeso, al√©m de um tracaj√°, uma esp√©cie de quel√īnio da Amaz√īnia.

A√ß√£o foi do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) da Pol√≠cia Militar do Amazonas (PMAM) por interm√©dio do Batalh√£o de Policiamento Ambiental (BPAmb). O pescado ilegal e o quel√īnio estavam em uma balsa de madeira. Os peixes estavam em uma das caixas com gelo espalhadas pelo piso da balsa e o tracaj√° ainda estava vivo. J√ļlio contou que guardava o quel√īnio para consumo, incorrendo assim em crime ambiental conforme o art. 29, par√°grafo 1¬į, inciso III, da Lei 9.605/98, segundo a assessoria de imprensa.

Dessa maneira, foi dada voz de pris√£o ao idoso, que foi conduzido ao 3¬į Distrito Integrado e Pol√≠cia (DIP) onde o caso foi registrado.

A esp√©cie aruan√£ encontram-se em defeso conforme a resolu√ß√£o CEMAAM n¬į 21/2015. Al√©m disso, manter em guarda ou em cativeiro animal silvestre √© crime ambiental.

A comercialização de espécies que se encontram em defeso só é licita quando oriundas de áreas de manejo ou criadores devidamente autorizados. O batalhão orienta que o consumidor exija do comerciante o certificado de origem do pescado que está sendo adquirido, fins de inibir a perpetuação da prática ilícita, estimulando assim a adequação da atividade e do comércio.

Portal A Critica


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br