Últimas Notícias

A pescaria pode ser favor√°vel durante o inverno

Dicas de pescaria durante o inverno - FlyfishingCom a chegada do inverno a partir do dia 20 de junho, muitos amantes da pesca ficam apavorados com a ideia de esperar até setembro (primavera), para poder voltar a praticar a sua pescaria. Você vai descobrir agora que com um planejamento e o material correto, você pode pescar em qualquer estação do ano, seja em água doce ou salgada.

O que precisamos entender a principio, é que a maioria das espécies de peixes são mais ativas e se alimentam mais no verão, e que com a chegada do frio, os peixes ficam mais lentos, se movimentando pouco e atacando menos.

Nas regi√Ķes brasileiras onde o inverno √© mais frio, como a Sudeste e Sul, fisgar um peixe pode ser uma tarefa quase frustrante. O frio afeta a vida dos animais aqu√°ticos da mesma forma que n√≥s seres humanos e outros animais, por esse motivo, todo pescador j√° observou em algum momento que os peixes ficam menos ativos com as baixas temperaturas, principalmente as esp√©cies tropicais e subtropicais, acostumadas ao clima quente do Brasil que perpetua quase o ano todo.

Durante o frio, os peixes diminuem todas suas atividades corporais, principalmente no fator alimentação. Com as temperaturas mais baixas, eles nadam menos e algumas espécies às vezes param totalmente de comer. Quando isso ocorre, não existe isca que o faça se locomover, o que torna a pescaria no inverno uma aventura que muitas vezes pode dar errado.

Uma pergunta que o pescador deve sempre saber responder durante todo o ano é: Que peixes pescar e onde ele está?

Black-BassDurante o inverno, deve-se saber que eles buscam melhores temperaturas, se deslocando para as regi√Ķes mais profundas dos rios e lagos. Com essa informa√ß√£o e com os conhecimentos de um bom pescador, sabemos que o melhor a se fazer nesse caso, √© usar uma isca artificial, pois trabalham de forma mais lenta, e trazem melhores resultados em dias frios.

Mas para essa prática de pesca no inverno, há diversos equipamentos que podem ser utilizados, como molinetes, carretilhas, varas de mão, ou até varas de bambu. O certo é utilizar um equipamento leve para sentir melhor a fisgada. Pode se fazer o uso de carretilhas, mas no caso de iscas muito leves, o molinete é a melhor opção.

Outro fator fundamental da pescaria no inverno, são as linhas de pesca. Para arremessar, temos somente o peso da isca, portanto devemos ter uma linha bem fina para fazer um bom arremesso. O recomendado são as linhas (de preferência de monofilamento) em cores vivas de 0,14mm até 0,18mm, dependendo do tamanho do peixe que se encontra no local.

Truta-flyfishingO inverno favorece a pescaria de trutas na região de Campos do Jordão (SP) e a pesca de Anchovas, praticadas principalmente nas épocas mais frias e durante à noite, partindo de Santa Catarina até as Ilhas da região. Além deles, ainda há outras espécies que se adaptam melhor a esse tipo de temperatura, como as Carpas, Bagres, Tainha e o Black Bass, peixe esportivo.

Para os pescadores que adoram usar o Fly, no inverno, o alvo √© a pesca de trutas. Para elas, se a temperatura variar entre 10¬ļC e 12¬ļC melhor ainda, j√° que o calor nunca as favorece. Elas s√≥ entram em estado inativo, quando as temperaturas ficam abaixo dos 5¬ļC.

J√° os pescadores que n√£o tem pr√°tica com o Fly, equipamentos leves com o uso de Molinetes ou Spinners tamanho 1 e 2, tamb√©m podem garantir uma boa pesca. Um bom local para se pescar trutas s√£o as regi√Ķes montanhosas, como por exemplo, Santo Antonio do Pinhal (SP).

As Trutas são espécies não tropicais, trazidas de países frios como Canadá e Estados Unidos. Portanto, são mais resistentes ao inverno. Isso garante as boas pescarias nessa época, seu conforto térmico gira em torno de 15 a 17 graus.

O Black Bass é outra espécie introduzida resistente ao frio. No Inverno, eles procuram o leito dos rios em busca de uma zona térmica mais confortável. São nesses locais que o pescador tem maiores chances de capturá-lo.

Dicas de pescaria durante o inverno - SororocaO Sudeste durante o inverno √© o local certo para a pesca de Anchovas e Sororocas na superf√≠cie, em especial, na regi√£o de Ilha Bela (SP). Ao contr√°rio dos peixes que citamos antes, as Anchovas e Sororocas tamb√©m atacam iscas vivas, como sardinhas e paratis. As anchovas gostam de √°guas geladas, beirando os 19¬ļC, por conta da maior concentra√ß√£o de oxig√™nio dissolvido na √°gua, assim elas ficam com muito mais f√īlego e disposi√ß√£o.

N√≥s, pescadores Brasileiros n√£o precisamos¬† tantas dicas nos adaptar tanto pois temos o grande privil√©gio de morar em uma regi√£o pouco fria e que por isso sempre apresenta boas condi√ß√Ķes para pesca, por√©m, se voc√™ pretende pescar em lugares mais frios como o Sul, Sudeste ou qualquer outra regi√£o em que o frio bate mais forte, essas dicas podem te ajudar a ter sucesso na sua pescaria. N√£o deixe o frio te impedir de ir pescar.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br