Últimas Notícias

Lago Serra da Mesa registra volume de apenas 17,63% e afeta turismo de pesca em Goi√°s

Lago Serra da Mesa registra volume mais baixos dos ultimos 10 anos e prejudica o turismoO Lago de Serra da Mesa, no norte de Goi√°s, registrou um dos n√≠veis mais baixos dos √ļltimos dez anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema El√©trico (ONS), que coordena a gera√ß√£o de transmiss√£o de energia. O volume do reservat√≥rio, registrado na √ļltima sexta-feira (22), conforme boletim do √≥rg√£o √© de 17,63%.

Também conforme dados da ONS, outros meses com baixo nível de água no local foram novembro de 2015, quando o volume registrado no Lago foi de 15%, e em dezembro do mesmo ano, quando a porcentagem caiu para 12%.

Donos de pousadas, restaurantes e pescadores relatam que a baixa no n√≠vel da √°gua causa preju√≠zos para o desenvolvimento da regi√£o. A comerciante Layane Almeida, dona de um restaurante pr√≥ximo ao Lago relata que o movimento est√° diminuindo com o tempo. ‚ÄúO turista daqui sumiu. Estamos com uma queda de 80% no turismo, e uma queda de faturamento do restaurante de 70%‚ÄĚ, comentou.

A gerente de uma pousada da regi√£o, Ivonete Silva, tamb√©m reclama que est√° com os quartos vazios nesta √©poca do ano, o que n√£o acontecia. ‚ÄúN√≥s fizemos um investimento muito alto e estamos passando por dificuldades aqui. Isso deixa a gente um pouco triste‚ÄĚ, lamentou.

Lago Serra da Mesa registra volume mais baixos dos ultimos 10 anos e prejudica o turismo 2Uma loja de artigos de pesca do local tamb√©m relata que o n√ļmero de clientes caiu quase pela metade se comparada ao mesmo per√≠odo de 2015. ‚ÄúEu me preparei, mas n√£o foi o resultado que a gente esperava‚ÄĚ, relatou o comerciante Iron J√ļnior.

Os pescadores da região também reclamam que o baixo volume de água tem prejudicado a atividade na região. Um dos trabalhadores contou que não tem outra fonte de renda além da venda do pescado, por isso têm sentido o prejuízo.

O presidente as Associa√ß√£o Goiana de Psicultura (AGP), Paulo Silveira, relata que o consumo de energia impacta no volume de √°gua do lago. ‚ÄúA gente t√™m que entender melhor todo esse sistema de energia el√©trica para chegar em um ponto que seja comum para poder manter esse n√≠vel alto‚ÄĚ, afirmou.

Portal G1 – Globo.com


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato