Lagoa de Araruama entra em período de defeso até novembro na região dos lagos no RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva Lagoa de Araruama entra em período de defeso até novembro na região dos lagos no RJ | Lagoa de Araruama entra em período de defeso até novembro na região dos lagos no RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva

Lagoa de Araruama entra em período de defeso até novembro na região dos lagos no RJ

Lagoa de Araruama entra em periodo de defeso ate novembro na regiao dos lagos no RJComeçou na última segunda-feira (1º), o defeso na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Durante três meses é proibida a pesca na laguna, independente da modalidade de pesca, seja ela, amadora, esportiva ou artesanal. A medida tem o objetivo de preservar as espécies, combater a pesca predatória e aumentar os estoques pesqueiros. A pesca volta a ser liberada a partir do dia 1º de novembro.

“O defeso é uma grande conquista, pois protege o meio ambiente, e permite a sustentabilidade da pesca para gerações futuras. São três meses que garantem que as espécies cresçam, em um processo que beneficia diretamente as comunidades pesqueiras”, explica o biólogo Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj.

Vão atuar na fiscalização do defeso agentes das guardas municipais dos municípios que margeiam a lagoa, Batalhão Ambiental, Ibama, Inea e Marinha. Quem for flagrado infringindo a norma poderá sofrer penalidades que vão de multa até a perda de equipamento e pescado.

A Lagoa de Araruama é o maior complexo lagunar de água salgada do mundo, com 220 km². A laguna compreende os municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio (Canal do Itajuru), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Portl G1 – Globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato