Últimas Notícias

Divisão de Reservatório de Itaipu faz soltura de peixes em Missal-PR

divisao-de-reservatorio-de-itaipu-faz-soltura-de-peixes-em-missal-prEquipes da Divisão de Reservatório das margens brasileira e paraguaia de Itaipu soltaram 600 peixes juvenis das espécies pacu e piracanjuba no reservatório de Itaipu, no sábado (8), na prainha de Vila Natal, em Missal (PR). A soltura aconteceu no 6º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, promovido pela Associação Náutica de Pesca esportiva de Missal (Anpemi).

A soltura ajuda a promover as práticas conservacionistas do setor de ictiofauna de Itaipu. Os peixes são criados na estação de piscicultura da margem paraguaia, que teve o apoio dos colegas do lado brasileiro para chegar ao reservatório. “Cada vez mais queremos promover estas ações conjuntas entre as duas margens”, disse Sandro Alves Heil, da área de ambiental de Itaipu, que trabalhou com os colegas paraguaios Julio Cesar Flores Barreto e Arnando Andres Irala Britos.

divisao-de-reservatorio-de-itaipu-faz-soltura-de-peixes-em-missal-pr-2Além de ajudar no repovoamento do reservatório, o trabalho tem uma função de educação ambiental. Todo semestre, outra ação é feita nas 10 colônias de pescadores associadas a Itaipu: o circuito de limpeza quando é feito um mutirão para retirar o lixo da reservatório, além de soltar mais peixes criados na Itaipu. “Os pescadores são os principais agentes ambientais do lago. São eles que trabalham todo dia no reservatório e fazem esta limpeza diária”, afirmou Vilmar Bolson, também de Itaipu.

No início do mês, cerca de 100 pescadores do Ponto de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes, em Santa Helena (PR), participaram de um mutirão para retirar o lixo do balneário turístico da cidade e soltar peixes adultos e alevinos. Na ocasião, foram recolhidas oito toneladas de material e soltos 500 pacus, entre jovens e alevinos. Cerca de 100 peixes foram marcados com uma tag, para acompanhar o comportamento deles no reservatório.


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br