Últimas Notícias

PMA prende quatro pessoas e apreende 40 kg de pescado ilegal em Mato Grosso

ambiental-prende-quatro-pessoas-e-apreende-40-kg-de-pescado-ilegal-em-mato-grossoNo primeiro final de semana da Piracema, que iniciou neste s√°bado (1¬į), os policiais do Batalh√£o de Prote√ß√£o Ambiental da Pol√≠cia Militar (BPMPA) prenderam quatro pessoas e apreenderam 40 quilos de pescado, mais dois barcos e diversas tarrafas.

Equipes da unidade especializada ambiental atuaram simultaneamente no patrulhamento fluvial e terrestre em Cuiab√°, Santo Ant√īnio de Leverger, Barra do Bugres, Rondon√≥polis e outras regi√Ķes do Estado.

Em um bloqueio na estrada de acesso √† ‚ÄėBarra do Aric√°‚Äô, uma √°rea pesqueira em Santo Ant√īnio de Leverger (34 km ao sul de Cuiab√°), foram apreendidos 40 quilos de pescado transportados ilegalmente. Os peixes, de v√°rias esp√©cies, estavam armazenados em um recipiente de isopor no porta-malas de um ve√≠culo modelo Parati.

O condutor do carro de 53 anos, que estava sozinho, disse que havia pescado no rio Cuiabá, na chácara de um amigo. Além de perder o peixe, ele teve o carro apreendido, recebeu uma multa de R$ 1,5 mil e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Leverger.

J√° em Barra do Bugres (168 km a m√©dio-norte), no Rio Paraguai, policiais do N√ļcleo de Pol√≠cia Ambiental faziam patrulhamento fluvial quando deparam com dois pescadores com um tarraf√£o dentro do barco.

A dupla negou que estivesse pescando, porém havia água escorrendo do apetrecho de uso proibido em qualquer época, independente da Piracema. A multa para eles foi de R$ 10 mil. Também tiveram o barco e o tarrafão apreendidos e foram encaminhados à delegacia.

No bairro do Porto, na Capital, durante patrulhamento fluvial os policiais flagraram um pescador jogando tarrafa no rio. Ao perceber a presença da guarnição ambiental, o homem se atirou nas águas com a tarrafa, porém não conseguiu se livrar do apetrecho. Detido, foi levado à Central de Flagrantes do Cisc Planalto.

Período de Defeso
Este ano, o per√≠odo da Piracema foi antecipado em um m√™s. Teve in√≠cio no s√°bado (1¬į) e se estender√° at√© 31 de janeiro de 2016.

Nesse per√≠odo est√£o proibidas todas as modalidades de pesca, tanto amadora, profissional e esportiva (pesque e solte), assim como o transporte de pescado de rio. A √ļnica exce√ß√£o √© a pesca de subsist√™ncia, ou seja, para alimentar as fam√≠lias ribeirinhas.

PM-MT


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato