ICMBio apreende 2 toneladas de peixes e 14 mil metros de rede no Rio Tapajós-PA – Portal Pesca Amadora Esportiva ICMBio apreende 2 toneladas de peixes e 14 mil metros de rede no Rio Tapajós-PA | ICMBio apreende 2 toneladas de peixes e 14 mil metros de rede no Rio Tapajós-PA – Portal Pesca Amadora Esportiva

ICMBio apreende 2 toneladas de peixes e 14 mil metros de rede no Rio Tapajós-PA

Após denúncias, uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu durante a tarde e noite de segunda-feira (9), pelo menos 2 toneladas de peixe da espécie mapará, que estão no período do defeso, quando a pesca também é proibida.

Além do pescado, foram apreendidas também 14 mil metros de rede que estavam sendo utilizadas para a captura, segundo o ICMBio. Os responsáveis pela ação foram multados em R$ 20.700,00. Todo o pescado apreendido será doado às comunidades de Prainha, Paraíso e Itapaiuna.

A operação, denominada “Defeso no Tapajós”, contou com apoio da Polícia Civil do município de Aveiro (PA).

A ação ocorreu no rio Tapajós, no entorno da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, nas unidades de conservação ambiental, e em um trecho próximo as comunidades Itapaiuna e Prainha, no município de Belterra (PA), região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará.

De acordo com o ICMBio, o pescado estava armazenado em caixas de isopor dentro de um barco coletor, de pequeno porte. Além da embarcação, ao menos 19 bajaras- embarcações pequenas parecidas com canoas – também davam suporte para a captura das espécies. A operação identificou que pelo menos 42 pessoas estão envolvidas na pesca ilegal dessas espécies no defeso.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato