Ideflor-bio apreende 350 kg de pescado ilegal no Tabuleiro do Embaubal no Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva Ideflor-bio apreende 350 kg de pescado ilegal no Tabuleiro do Embaubal no Pará | Ideflor-bio apreende 350 kg de pescado ilegal no Tabuleiro do Embaubal no Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ideflor-bio apreende 350 kg de pescado ilegal no Tabuleiro do Embaubal no Pará

350 quilos de pescado e apetrechos de pesca ilegais foram apreendidos na área do Tabuleiro do Embaubal, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, no município de Senador José Porfírio (PA), nos dias 02 e 03 desse mês. A ação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Pará (BPA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Senador José Porfírio (SEMAT).

Além do trabalho rotineiro de proteção às tartarugas da Amazônia nas Unidades de Conservação, as operações de fiscalização na área também são referentes ao período de defeso, época em que a pesca comercial fica proibida, garantindo assim a reprodução das espécies, que é fundamental para a manutenção da atividade da pesca sustentável.

No primeiro dia da ação, a equipe encontrou 6 redes de pesca malha 35 mm, 2 redes malha 40 mm, 1 rede tartarugueira e 1 douradeira, além de 150 quilos de peixe, nas proximidades da Comunidade de Vila Nova.

No segundo dia, foram encontrados 5 redes de pesca malha (35 mm), 1 rede malha (40 mm) e 4 redes malha (50 mm), em Igarapé Jarauá. Na Ilha Furupe, 1 rede de pesca malha (30 mm) e 1 rede de pesca malha (50 mm). Já na Ilha da Juventa, 1 rede tartarugueira foi detida. Além dos materiais para pesca, mais de 200 quilos de peixe, das espécies Filhote, Mapará e Curimatá, foram apreendidos. O pescado dos dois dias foram doados para moradores de Vitória de Souzel, visto que se encontrava em condições para o consumo.

Proteção e Parceria
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) vem atuando na área com operações de fiscalização desde setembro de 2016, resultando até o momento em apreensões de 137 redes de pesca, 5 tarrafas, mais de 15 espinhéis, 9 arpões de pesca artesanais, 8 óculos de mergulho, 2 espingardas calibre 32 (com munição), 1 rabeta, 1 motor e cerca de 600 kg de peixes. Foram registrados também na Unidade da Polícia Civil de Senador José Porfírio, 4 boletins de ocorrência policial (BOP), com apresentação de objetos utilizados para a prática de crime ambiental e seus responsáveis, dando início aos procedimentos legais cabíveis. Além disso, o BPA contribuiu para o resgate e soltura de cerca de 30 quelônios encontrados vivos nas redes e teve importante participação na soltura de mais de 300 mil filhotes de Tartaruga da Amazônia.

De acordo com Maria Bentes, gerente da GRX, a operação de fiscalização em Senador José Porfírio permanece até o fim do período do defeso. “Com a atuação do BPA, o nosso trabalho é reforçado e as ocorrências tendem a reduzir.”, contou.

Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato