Fiscais apreendem 10,5 mil metros de redes de pesca no Rio São Francisco na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva Fiscais apreendem 10,5 mil metros de redes de pesca no Rio São Francisco na Bahia | Fiscais apreendem 10,5 mil metros de redes de pesca no Rio São Francisco na Bahia – Portal Pesca Amadora Esportiva

Fiscais apreendem 10,5 mil metros de redes de pesca no Rio São Francisco na Bahia

Agentes de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) apreenderam 10.500 metros (10,5 Km) de rede de pesca em apenas quatro dias de atividades, que estão sendo realizadas desde terça-feira (18), na região Oeste da Bahia. As redes foram recolhidas no Rio São Francisco entre as cidades de Ibotirama e Muquém do São Francisco.

Os artigos de pesca recolhidos estavam com malhas fora do padrão determinado para a região pela portaria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que é de 14 cm.

Os pescadores foram flagrados com redes com malha de tamanho entre seis e oito centímetros. Dois deles foram multados e outros que se encontravam no local conseguiram fugir.

Até mesmo os técnicos da FPI se surpreenderam com a quantidade de rede irregular apreendida até agora na região. “Em termos comparativos, quando realizamos a FPI em Juazeiro, nós apreendemos 12 mil metros de rede de pesca irregular, em quinze dias de operação. Aqui, foi essa quantidade surpreendente de 10.500 metros, em apenas quatro dias de trabalho em campo”, conta Alberto Santana, analista Ambiental do Ibama. Quando as redes de pesca não estão em conformidade com o padrão, compromete o crescimento dos filhotes de peixes e de outros pescados, que são capturados.

A FPI em Ibotirama continua na próxima semana. Nessa 40ª etapa, a operação de fiscalização, coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), conta com 30 órgãos parceiros.

O programa tem como foco identificar irregularidades nas cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, a fim de evitar atividades de degradação do rio considerado da integração nacional.

As incursões estão sendo realizadas ainda nos municípios de Barra, Buritirama, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Sítio do Mato, Brotas de Macaúbas, Bom Jesus da Lapa e Ipupiara.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato