Últimas Notícias

PMA recebe drone para auxiliar na fiscalização contra crimes ambientais em MS

A Pol√≠cia Militar Ambiental de Jardim (MS) recebeu do Minist√©rio P√ļblico Estadual das comarcas de Sidrol√Ęndia (MS) e Jardim (MS), v√°rios equipamentos que ser√£o utilizados na fiscaliza√ß√£o. Os materiais s√£o provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Recentemente foram recebidos: coletes salva vidas, materiais de captura de animais silvestres, decibelímetros, faróis para fiscalização noturna, televisor para educação ambiental, software e computadores, além de um barco de Alumínio, um motor de popa 15 HP, um refrigerador, um GPS e uma máquina digital.

Nessa quinta-feira (24), a PMA recebeu do Dr. Allan Carlos Cobacho do Prado, promotor de justi√ßa da Comarca de Jardim um drone, DJI Phanton4 com C√Ęmera 4k e GPS, equipamento de √ļltima gera√ß√£o que contribuir√° consideravelmente √† fiscaliza√ß√£o, especialmente, de desmatamentos ilegais e pesca predat√≥ria.

As aquisi√ß√Ķes s√£o fruto de uma parceria e a aproxima√ß√£o dos √≥rg√£os (Minist√©rio P√ļblico e Pol√≠cia Militar Ambiental). Os recursos que geraram os termos de ajustamentos foram provenientes de a√ß√Ķes fiscalizat√≥rias do 2¬ļ Pelot√£o de Pol√≠cia Militar Ambiental de Jardim, que tem √°rea de atua√ß√£o em cinco munic√≠pios: Jardim , Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Sidrol√Ęndia e Maracaju.

Os equipamentos representam um avan√ßo em termos de fiscaliza√ß√£o e contribuem significativamente no combate as a√ß√Ķes lesivas ao meio ambiente. No caso do drone, a abrang√™ncia e a amplitude das imagens que s√£o capturadas em tempo real poder√£o ser reproduzidas a uma dist√Ęncia de at√© 5 Km, principalmente em locais acidentados e de dif√≠cil acesso.

As imagens permitem efici√™ncia aos relat√≥rios e poder√£o nortear as a√ß√Ķes, possibilitando a responsabiliza√ß√£o administrativa, civil e criminal dos autores. As tecnologias representam economia de tempo e recursos do contribuinte e maior efetividade processual.

Exemplo √© a opera√ß√£o ‚ÄúCachorro Vinagre‚ÄĚ que a PMA executa com o MPE h√° um ano, que visa a levantar por imagens de sat√©lites desmatamentos ilegais. Em um ano a PMA autuou 46 pessoas, aplicou R$ 1,2 milh√£o em multas em desmatamentos ilegais de 4,2 mil hectares descobertos pelas imagens de sat√©lites.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato