Últimas Notícias

Ibama apreende 12,8 toneladas de pescado ilegal da Baía de Sepetina (RJ)

Agentes do Ibama apreenderam 12 toneladas de sardinha boca-torta em ação de fiscalização nesta terça-feira (05) na baía de Sepetiba (RJ). A embarcação foi flagrada realizando pesca de cerco no local, o que não é permitido. O infrator foi autuado em R$ 245 mil.

No fim de novembro, em operação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agentes do Ibama apreenderam 800 kg de polvo em uma embarcação irregular, também no litoral fluminense.

“A pesca por cerco de sardinha boca-torta na Baía de Sepetiba é considerada predatória porque a espécie é a base de alimentação do boto cinza, que está gravemente ameaçado de extinção”, diz o analista ambiental Luís Felipe Bonifácio, que coordenou a operação.

As 12 toneladas de sardinha boca-torta apreendidas foram doadas ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e os 800kg de polvo, à Associação de Pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC). O pescado foi distribuído para a população local.

As ações de fiscalização serão mantidas em todo o litoral do Rio de Janeiro, em conjunto com o ICMBio, a Capitania dos Portos e a Polícia Ambiental do Estado.

As operações ocorrem durante os defesos da sardinha, da lagosta e de outras espécies marinhas, como o mexilhão e o guaiamum. A captura não é permitida durante o defeso, cujo período varia conforme a espécie.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato