Naturatins apreende 4 mil metros de redes em operação contra pesca ilegal em TO – Portal Pesca Amadora Esportiva Naturatins apreende 4 mil metros de redes em operação contra pesca ilegal em TO | Naturatins apreende 4 mil metros de redes em operação contra pesca ilegal em TO – Portal Pesca Amadora Esportiva

Naturatins apreende 4 mil metros de redes em operação contra pesca ilegal em TO

Fiscais ambientais que atuam na Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) do município de Araguaína (TO) realizaram uma operação de fiscalização e orientação, finalizada nessa segunda-feira (29). A ação teve início no sábado (27). Durante a operação, foram apreendidos cerca 4 mil metros de redes de malhas diversas.

A operação, que se concentrou nos municípios de Xambioá, Araguanã, região do Garimpinho e Pontão, nas margens do Rio Araguaia, Rio Lontra e Rio Murici, teve como objetivo coibir a pesca durante o período da piracema.

Segundo o fiscal ambiental Patrick Dias da Silva, durante os trabalhos, diversos ribeirinhos foram abordados e orientados sobre a relevância do período de defeso. “Também ressaltamos a importância deles contribuírem com o aumento do estoque pesqueiro em nosso Estado”, enfatizou.

Além da fiscalização, a operação teve como finalidade promover ações de conscientização dos pescadores profissionais, amadores e ribeirinhos, compreendidos pela unidade regional de Araguaína, buscando assim, garantir o período de desova das espécies da fauna aquática, com o intuito de coibir a pesca predatória.

Piracema
A desova dos peixes (piracema), também conhecida como defeso, ocorre no período entre os meses de novembro e fevereiro. Tal fenômeno é fundamental para a preservação e para que haja abundância de peixes nas águas de rios e lagoas. Neste período, fica proibida a pesca, a fim de se evitar a captura e para que sejam preservadas as espécies aquáticas.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato