Pescadores denunciam pesca ilegal na barragem de Umari em Upanema (RN) – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores denunciam pesca ilegal na barragem de Umari em Upanema (RN) | Pescadores denunciam pesca ilegal na barragem de Umari em Upanema (RN) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores denunciam pesca ilegal na barragem de Umari em Upanema (RN)

Pescadores denunciam a prática de pesca irregular na barragem de Umari em Upanema (RN), a terceira maior do estado do Rio Grande do Norte. O reservatório é fonte de renda para cerca de 500 pescadores cadastrados, mas segundo os próprios pescadores, a falta de fiscalização tem prejudicado a criação de peixes.

Valderino das Chagas, pescador local, disse ao portal G1 que a variedade de peixes é grande, mas que peixes como tilápia, curimatã, tucunaré, pescada e sardinha tem desaparecido. A causa seria a pesca predatória por pescadores ilegais que abatem peixes de qualquer tamanho sem respeitar os limites. Pescadores regulares estão sofrendo com o sumiço dos peixes.

Alguns pescadores estão buscando outras alternativas de renda. Luís Lopes de Araújo, pescador há 20 anos, disse que todos esperavam sobreviver da pesca na barragem, mas que a pesca predatória a está destruído.

Segundo ele, antigamente conseguia vender de R$ 200 a R$ 300 de peixe por semana, mas agora, não consegue atingir esse valor nem em um mês inteiro.

No início deste ano, a barragem chegou a ficar com apenas 12% da capacidade. Mas, com as chuvas de abril e maio, o volume subiu para 46%, aumentando a quantidade de peixes e a qualidade da água. Eles cobram uma fiscalização mais efetiva e rigorosa.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato