Arraia gigante é encontrada morta por moradores em Armação de Búzios (RJ) – Portal Pesca Amadora Esportiva Arraia gigante é encontrada morta por moradores em Armação de Búzios (RJ) | Arraia gigante é encontrada morta por moradores em Armação de Búzios (RJ) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Arraia gigante é encontrada morta por moradores em Armação de Búzios (RJ)

Uma arraia da espécie Jamanta, foi encontrada morta no início da tarde desta terça-feira (31) por moradores na Ponta do Pai Vitório, em Armação dos Búzios (RJ). Com ferimentos na altura da cabeça, o animal com aproximadamente 3 metros de envergadura e pesando cerca de 350Kg estava encalhada próxima das pedras.

A causa mais provável é que ela tenha se enroscado em uma rede de pesca ou batido contra uma embarcação. O ambientalista Eduardo Pimenta disse ao Portal G1 que o animal pode chegar a medir até sete metros e pesar até 1.800 kg.

“Ela é bem grande e exótica. Mas aparece com relativa frequência aqui na região. Assim como o tubarão, a arraia tem uma carne que é muito apreciável. Mas, por algum motivo, essa espécie não é comercial. Só que, acidentalmente, acaba caindo em redes e colidem com embarcações também”, disse.

Segundo o projeto Manta Azul,a espécie está na lista de ameaçados de extinção, sendo que a pesca está proibida desde 2013.

A jamanta (Manta birostris), também conhecida como manta, maroma (nos Açores), morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo, é uma espécie de peixe cartilagíneos (Chondrichthyes) pelágicos, oceânicos da família Myliobathidae e a maior espécie actual de raias. Encontra-se nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato