Pesca da lagosta é fiscalizada em Areia Branca/RN – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca da lagosta é fiscalizada em Areia Branca/RN | Pesca da lagosta é fiscalizada em Areia Branca/RN – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca da lagosta é fiscalizada em Areia Branca/RN

Em ação interinstitucional do Ibama, Agência da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil e 3º Pelotão de Polícia Ambiental, foi apreendida nesta quarta-feira (27/06), no litoral de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, uma embarcação que estava realizando pesca ilegal da lagosta com apetrechos proibidos, mais conhecido como pesca de compressor.

A pesca com este tipo de equipamento é ilegal, conforme a Lei 9.605/98, Decreto Federal 6.514/08 com especificação na Instrução Normativa 138/2006 do Ibama. Prática essa, extremamente danosa tanto ao recurso pesqueiro (lagosta), bem como, provoca sérios riscos à saúde do mergulhador que a pratica, muitas vezes, acarretando em óbitos, como o caso ocorrido há um mês atrás, na praia de Porto do Mangue/RN.

A ação fiscalizatória anteviu o dano ambiental, pois a abordagem foi feita no momento em que a embarcação se deslocava para a atividade em alto mar, antes da pesca da lagosta. O Ibama  apreendeu apetrechos de pescas e o barco pesqueiro, além de lavrar os auto de infração, o termo de apreensão e realizar o depósito dos equipamentos. Além do ilícito ambiental, a Capitania dos Portos também detectou diversas irregularidades na embarcação.

Segundo Walber Feijó, chefe do Escritório do Ibama em Mossoró, “essa ação mostra-se de suma importância, pois enfatiza a ação conjunta destas três instituições, além da ação preventiva que vem ocorrendo visando coibir a captura da lagosta no litoral potiguar”.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato