Ataques de piratas ‘expulsam’ turistas de rio em Cubatão SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Ataques de piratas ‘expulsam’ turistas de rio em Cubatão SP | Ataques de piratas ‘expulsam’ turistas de rio em Cubatão SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ataques de piratas ‘expulsam’ turistas de rio em Cubatão SP

Pescadores e turistas se sentem ameaçados em rios de Cubatão (Foto: Reprodução/ TV Tribuna)Há cerca de um mês, três turistas de São Paulo que pescavam em rios de Cubatão (SP) foram assaltados, sendo que um deles acabou morrendo. O crime mostrou a falta de segurança que pescadores e turistas enfrentam quando estão navegando por rios do litoral paulista.

Para o empresário Carlos Sato, Cubatão oferece aos turistas um cenário para quem quer fugir dos problemas. “É um passatempo que a gente tem fora de São Paulo, porque São Paulo é um problema a semana toda. A gente vem aqui para descansar”, diz.

Muitos turistas de São Paulo passam horas no rio Cascalho, em Cubatão. Em busca da tranquilidade, mas principalmente de peixes, como o robalo. Mas o turismo da pesca está ameaçado por causa da falta de segurança.

Bandidos estão atacando os turistas que vão pescar ou andar de moto aquática. Dois barcos e duas motos aquáticas já foram levadas por piratas. O caso mais grave foi na última semana, quando três pescadores de São Paulo e um marinheiro foram agredidos e jogados no mar. Os bandidos levaram o barco, documentos e celulares.

Uma das vítimas, de 78 anos, passou mal e morreu. O marinheiro que estava pilotando a embarcação reclama da falta de fiscalização. “Eles vistoriam muito se o pescador está pegando peixe, se o pescador tem licença de pesca. Mas não olham se tem um criminoso na água armado, apavorando, atormentando, roubando. O contribuinte do Estado não tem segurança nenhuma”, afirma o marinheiro, que preferiu não se identificar.

O dono de marina, Daniel Ravanelli, ressalta que o rio Casqueiro atrai muitos turistas. “A região do Casqueiro é conhecida nacionalmente. Muitos pescadores procuram essa região para se divertir e pela pesca do robalo. Em 2002, a Polícia Militar tinha cinco embarcações para fazer o monitoramento dessa região, só que esses barcos ficaram sucateados”, diz Daniel.

O turista Marcio Maculan confirma a falta de fiscalização. “Não tem policiamento nenhum. Há uns 10 anos tinham algumas embarcações da Polícia Militar com policiais armados, mas sumiu tudo. Parece que o Estado não tem interesse em oferecer segurança para nós”, afirma o turista.

Falta de segurança, sujeira, mais palafitas em construção, e até crime ambiental, são alguns dos problemas da região. Além disso, uma empresa teria mexido tanto na terra que uma parte do mangue se soltou. Daniel Ravanelli acredita que a região poderia até ser uma área de observatório de pássaros. “Esses turistas contribuem para a preservação ambiental do local, porque eles dependem do meio ambiente preservado para realizar as atividades. Então atividades como essa, de observação de pássaros, de pesca esportiva, em um ambiente seguro, só tende a preservar ainda mais o meio ambiente”, afirma.

A Polícia Militar informou que usou barcos para fazer o patrulhamento, mas foi em caráter experimental. Depois de um estudo, foi encontrado o modelo ideal e a compra destas novas embarcações, o que está sendo feito atualmente.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato