Bombas usadas em pesca explosiva foram apreendidas em Atalaia-AL – Portal Pesca Amadora Esportiva Bombas usadas em pesca explosiva foram apreendidas em Atalaia-AL | Bombas usadas em pesca explosiva foram apreendidas em Atalaia-AL – Portal Pesca Amadora Esportiva

Bombas usadas em pesca explosiva foram apreendidas em Atalaia-AL

Material apreendido estava dentro de caixa.  (Foto: Divulgação/ Batalhão de Polícia Ambiental )O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Guarda Municipal de Atalaia apreenderam, nesta segunda-feira (28), várias bombas caseiras, 10 Kg de pólvora e outros produtos utlizados na pesca explosiva. O material foi encontrado com Sebastião Farias, 85, em um sítio localizado na BR-316, no município de Atalaia.

Segundo a tenente Djane Menezes, do BPA, o aposentado disse que não sabia que era proibido vender as bombas e que faz isso desde 1950. “É desta forma que ele sustenta, há anos, a família”, relata a tenente.

A pesca explosiva é crime no Brasil. A comercialização de qualquer artefato é controlada pelo Exército e nesse caso, segundo a tenente Djane Menezes, não existia nenhum tipo de autorização.

O subdiretor da Guarda Municipal de Atalaia, Jorge Araújo, disse que recebeu denúncias de que o Rio Paraíba estava sendo destruído por causa da prática ilegal. “A venda das bombas é comum na cidade, e qualquer pessoa pode comprar, inclusive crianças”, alertou.

Ainda segundo Jorge Araújo, os pescadores amarram a bomba em uma pedra e a jogam no rio. “Quando atingem o fundo, explodem e matam os peixes com o impacto. Se uma pessoa estiver no rio no momento em que a bomba explodir, pode morrer na hora. A bomba caseira tem um alto poder explosivo, dependendo do tamanho, pode se equiparar a uma dinamite”, conta.

O biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota de Conservação, contou que a prática que acontece tanto nos rios quanto no mar não é seletiva, porque mata todo tipo de vida marinha. “Mata crustáceos e moluscos, além de peixes grandes e fora do tamanho permitido para a pesca. Inclusive, já recebemos relatos de pescadores que morreram durante com a explosão”, disse Stefanis.

O material apreendido será encaminhados para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) para ser incinerado.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato