Projeto no Paraná ajuda a preservar o peixe mero, que pode pesar até 200 quilos – Portal Pesca Amadora Esportiva Projeto no Paraná ajuda a preservar o peixe mero, que pode pesar até 200 quilos | Projeto no Paraná ajuda a preservar o peixe mero, que pode pesar até 200 quilos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Projeto no Paraná ajuda a preservar o peixe mero, que pode pesar até 200 quilos

O barco segue para alto mar, no litoral do Paraná. Os mergulhadores –  franceses e brasileiros –  querem  observar os meros –  peixes  ameaçados de extinção.

Os primeiros recifes artificiais foram lançados no litoral do Paraná há mais de 10 anos. A ideia era repovoar pontos devastados pela pesca predatória e proteger a vida marinha. Os mergulhos de tempos em tempos são uma forma de comprovar que a natureza no fundo do mar está se recuperando.

O mero se confunde  com as rochas do fundo do mar – por isso também é chamado de senhor das pedras. Pelo menos, 111  meros vivem no litoral do Paraná – considerado o melhor ponto de observação desses peixes gigantes,  que podem pesar até duzentos quilos.

“Aqui é um mergulho único no mundo. Você cai aqui e você sabe que vai ter um mero lá embaixo te esperando”, diz Noeli Lara Ribeiro, fotógrafa.

Uma expedição científica do projeto Meros do Brasil realizada no final do ano passado no litoral de Santa Catarina  avistou  trinta  meros. Quinze a menos do que na expedição anterior. O que deixou os pesquisadores preocupados.

No Paraná,  os recifes artificiais protegem a espécie da pesca ilegal. “Se as redes passarem vão ficar presas aqui, na verdade,  esse é  um dos objetivos dos recifes também é criar essas estruturas pra evitar a pesca predatória”, explica Carlos Eduardo Bells, pesquisador da UFPR.

O mergulhador  que veio da França especialmente para conhecer o mero no seu ambiente natural comemorou o  encontro com o grande peixe.

Outra função dos recifes é criar pontos de observação e atrair mergulhadores do mundo todo.
“Quando os mergulhadores estão nesses pontos, os caçadores se afastam porque sabem que quem está fotografando, filmando, ou simplesmente contemplando esse animal não vai deixar que ninguém os cace”, afirma Roberto Baracho, mergulhador.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato