Lago da Guatemala perdeu 13 das 20 espécies nativas de peixe, diz estudo – Portal Pesca Amadora Esportiva Lago da Guatemala perdeu 13 das 20 espécies nativas de peixe, diz estudo | Lago da Guatemala perdeu 13 das 20 espécies nativas de peixe, diz estudo – Portal Pesca Amadora Esportiva

Lago da Guatemala perdeu 13 das 20 espécies nativas de peixe, diz estudo

Imagem feita pela agência espacial americana, Nasa, do Lago Atitlán, na Guatemala (Foto: Nasa)Um estudo da Universidade pública de San Carlos de Guatemala (USAC) revelou que no Lago Atitlán, no oeste do país, foram extintas 13 das 20 espécies de peixes registradas entre 1967 e 2008.

A pesquisa explica que a introdução de peixes carnívoros, a poluição do lençol freático e a sobrepesca afetaram o ecossistema e as espécies nativas do local nos últimos 45 anos.

Segundo Cristian Barrientos, um dos cientistas responsáveis pela investigação, a pesca é um fator importante para a sobrevivência dos povos indígenas que vivem nas margens do lago, localizado a 160 km da Cidade da Guatemala.

Ele explica que as espécies que são predominantes neste lago são o achigã, tilápias, carpas, entre outros. Para o ex-diretor da Autoridade para o Manejo Sustentável do Lago Atitlán, Marvin Romero, as autoridades nunca deveriam ter autorizado a introdução do achigã e da carpa, pois isso causou um desequilíbrio no ecossistema do lago, provocando o desaparecimento das espécies nativas.

Romero disse ainda que esta espécie é considerada carnívora e é a principal responsável pela extinção de peixes pequenos. Já a carpa é responsável por estimular o florescimento de cianobactérias que afetam a oxigenação das espécies nativas do lago.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato