Três toneladas de pescado ilegal são doadas pelo Ibama em Santa Catarina – Portal Pesca Amadora Esportiva Três toneladas de pescado ilegal são doadas pelo Ibama em Santa Catarina | Três toneladas de pescado ilegal são doadas pelo Ibama em Santa Catarina – Portal Pesca Amadora Esportiva

Três toneladas de pescado ilegal são doadas pelo Ibama em Santa Catarina

doacao de pescado - foto reproducao ibamaO Ibama em Santa Catarina deflagrou em 05 de agosto a operação Rede Fixa II, com objetivo de coibir o uso irregular de redes fixas na região costeira sul do estado. Na primeira semana de operação, foram apreendidos um barco, um caminhão, uma caminhonete, três motores, 5,5 quilômetros de rede e 3.283 quilos de pescado, que foram doados ao Programa Mesa Brasil.

Segundo a coordenadora do programa em Santa Catarina, Luciana Azevedo Nascimento, o produto pescado irregularmente foi doado a instituições do município de Laguna, local da apreensão, de Paulo Lopes, São José, Palhoça, Biguaçu e de Florianópolis.

Segundo o analista ambiental Rogério Melo, coordenador da operação, a intenção desta ação é retirar todos os cabos que sustentam redes de emalhar fixadas em âncoras e/ou em sacos de pedras, as chamadas poitas. De acordo com Melo, essa modalidade de pesca é proibida pela legislação, conforme a Portaria Ibama 54/1999, o permitido é rede presa a calão (vara de madeira ou ferro) móvel, levada pelo pescador, caminhando mar adentro e fixada no fundo do mar.

Infelizmente, ainda encontramos esse tipo de material proibido. O pescador infrator não percebe que essa prática, além de ser ilegal, atrapalha aqueles pescadores que trabalham dentro da lei e põe em risco banhistas e surfistas, lamenta.

A operação não tem prazo para acabar.

http://www.ibama.gov.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato