Na Semana do Peixe, pescador do litoral norte diz que produção caiu – Portal Pesca Amadora Esportiva Na Semana do Peixe, pescador do litoral norte diz que produção caiu | Na Semana do Peixe, pescador do litoral norte diz que produção caiu – Portal Pesca Amadora Esportiva

Na Semana do Peixe, pescador do litoral norte diz que produção caiu

Peixes pescados e vendidos pelos pescadores no flutuante da colônia de pescadores (Foto: Ivanete Damasceno/G1)O Ministério da Pesca e Agricultura promove a partir deste domingo (1º) a Semana Nacional do Peixe – que tem como objetivo aumentar o consumo do pescado no país. Segundo o governo federal, o semana contará com a participação de supermercados, bares e restaurantes e terá atividades como festivais gastronômicos, degustações e promoções.

A campanha que funciona como uma âncora, no segundo semestre, para o aumento do consumo de pescado, não deve ter impacto na pesca feita pelos pescadores do litoral norte do estado. Segundo a Colônia de Pescadores, a produção deste ano está entre as mais baixas já registradas.

“Este ano a produção está muito ruim. Para se ter ideia, estamos na safra do camarão e não encontramos camarão. Ninguém sabe o que está acontecendo, ainda não sabemos com certeza o problema que gerou isso, mas não estamos conseguindo atender nem a demanda do litoral”, afirmou Julio César Manoel Serpa, de 42 anos, tesoureiro da colônia. Segundo ele, por conta da queda da produção, a campanha não terá impacto direto nos pescadores.

De acordo com o governo, o Brasil precisa aumentar o consumo e a produção interna do pescado nacional, como tilápia, tambaqui, pintado, cachara, tambacu e pacu, e de mariscos como ostras, mexilhões e vieiras. A campanha segue até o próximo dia 15.

Por nota, o ministério informou que a campanha funciona como uma âncora, no segundo semestre, porque no primeiro semestre, a Semana Santa cumpre este papel.
De acordo com informações divulgadas pelo ministério, os brasileiros ainda consomem menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A média atual é de 9 quilos por habitante/ano, quando o ideal seria pelo menos 12 quilos.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato