Reservatório do Lago de Peixoto vai baixar 13 metros em MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Reservatório do Lago de Peixoto vai baixar 13 metros em MG | Reservatório do Lago de Peixoto vai baixar 13 metros em MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Reservatório do Lago de Peixoto vai baixar 13 metros em MG

Cenario do Rio Grande ira mudarUma decisão do Governo Federal começará a mudar, dentro de 16 dias, um dos cenários turísticos mais apreciados entre por turistas de Franca e mineiros da região. Por determinação do ONS (Operador Nacional de Energia Elétrica), a represa do rio Grande em Delfinópolis (MG) terá seu nível reduzido em até 13 metros ao longo dos próximos meses. O comunicado foi feito por Furnas à Prefeitura de Delfinópolis e pediu que o município providencie medidas a fim de evitar transtornos para a população.

O nível do reservatório Mascarenhas de Moraes, conhecido como Lago de Peixoto, que também banham os municípios de Cássia, Ibiraci e São João Batista do Glória irá secar. A notícia surpreendeu e preocupou a região. Diante da situação, prefeitos e vereadores estão sendo mobilizados para impedir a ação ou ao menos diminuir os impactos irreversíveis para os municípios em torno do Lago.

Ranchos as margens do rio Grande em Cassia-MGFuncionários de Furnas confirmaram que a baixa no nível da água será perceptível e afetará principalmente os bicos da represa, também conhecidos como braços. De acordo com um dos gerentes da empresa, ranchos localizados nessas regiões ficarão secos e até a travessia da balsa será prejudicada. Haverá também interferência na irrigação de produções agrícolas, na navegação e no meio ambiente (leia texto nesta página). “O rebaixamento será controlado, mas se começar a chover novamente, vamos soltar a água até atingir o nível mais estável”, tranquilizou o funcionário, que não grava entrevista.

Segundo Furnas, o nível da represa poderá ser reduzido da cota máxima de 666,12 metros em relação ao nível do mar para a cota mínima de 653,12 metros. O rebaixamento do nível da água, ainda de acordo com o documento enviado para a Prefeitura, ocorre em razão da estiagem e tem por objetivo ajudar na recuperação do reservatório de Furnas, que está com apenas 28% de sua capacidade. A operação visa ainda a manter o fornecimento de energia elétrica para o período da Copa do Mundo.

Balsa de Delfinopolis-MGEm nota, a empresa disse que a medida é inevitável e as reduções ocorrerão dentro dos níveis de projeto. “Delfinópolis sentirá, pois não está acostumada com essas oscilações, mas tudo ocorrerá dentro das condições de projeto”, explicou o gerente. Ele também confirmou que Furnas ficará responsável pela construção de um novo porto para a cidade, já que a travessia se tornará menor em água e maior em terra. “Por conta dessa medida, teremos que desviar a estrada e o porto aproximará em 800 metros (uma margem da outra).”

Segundo Furnas, a Usina Marechal Mascarenhas de Moraes tem uma área inundada de 250 quilômetros quadrados, que também envolve outros municípios mineiros como Ibiraci, Cássia e São João Batista do Glória.

De acordo com publicação do jornal O Estado de S.Paulo de quarta-feira, 30, a redução da vazão de água também ocorrerá em outras hidrelétricas do País para proteger o estoque de água das cabeceiras dos rios e a decisão só depende de autorização da ANA (Agência Nacional de Água) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato