Sema apreende 283 kg de pescado irregular no MT – Portal Pesca Amadora Esportiva Sema apreende 283 kg de pescado irregular no MT | Sema apreende 283 kg de pescado irregular no MT – Portal Pesca Amadora Esportiva

Sema apreende 283 kg de pescado irregular no MT

“Pela legislação é proibitiva a pesca em áreas de barragens de rios e no entorno de 500 metros de corredeiras.”

Pescado apreendido pelo SEMA estava escondido em dois municipios no MTOs fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam cerca de 283 quilos de pescado irregular, durante operação realizada no último sábado (03) e nessa segunda-feira (05), respectivamente, nos municípios de Santo Antonio do Leverger e de Chapada dos Guimarães.

Em Santo Antonio do Leverger foram apreendidos 180 kg, sendo 44 peças de cachara e pintado, 3 jaús, 7 bandas de filés, além de 8 redes e uma tarrafa, equipamentos considerados ilegais para a pesca. O grupo fugiu do local, mas foram identificadas como sendo uma pessoa da Comunidade do Posto da Fazenda e dez pessoas do bairro Praieiro, no município de Cuiabá.

O processo de apuração para a responsabilização está sendo realizada pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema-MT), incluindo no processo o local proibido para a pesca, por ser onde passa a lufada, movimento de retorno das espécies aos rios.

Pescado apreendido pelo SEMA estava escondido em dois municipios no MTA outra apreensão, ocorrida em Chapada dos Guimarães, ao meio-dia dessa segunda-feira, foi mediante denúncia de pesca de mergulho com arpão, na Ponte do Rio Manso. As pessoas fugiram do local, sem serem identificadas, deixando na beira da estrada do Manso cerca de 103 quilos de pintado e jaú, que foram doados para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Pesca da Sema, Júlio Reinners, nessa apreensão, além da utilização de equipamento ilegal, pela legislação é proibitiva a pesca em áreas de barragens de rios e no entorno de 500 metros de corredeiras.

Para a Sema, os pescadores sabiam que ocorre um processo natural dos peixes nessa época do ano, chamado lufada. Entre maio e junho os peixes saem das baías e migram para outras localidades ao longo do rio. “Fica mais fácil de pegar os peixes e também em maior quantidade. Uma rede que vai de uma margem a outra do rio também foi apreendida no local”, completou Júlio.

Todo o pescado foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente em Cuiabá.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato