Ibama apreendeu no aeroporto de Manaus 910 alevinos de aruanã-negra – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama apreendeu no aeroporto de Manaus 910 alevinos de aruanã-negra | Ibama apreendeu no aeroporto de Manaus 910 alevinos de aruanã-negra – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama apreendeu no aeroporto de Manaus 910 alevinos de aruanã-negra

Alevinos de aruana-negra apreendidos pelo Ibama em ManausCom apoio da Polícia Federal, o Ibama apreendeu 910 alevinos de aruanã-negra (Osteoglossum ferreirai) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no último dia (12). Os peixes apreendidos foram capturados em Barcelos/AM e tinham como destino Tabatinga/AM e, depois, Letícia, na Colômbia. O infrator foi autuado em R$ 18.900,00 por transportar ilegalmente os alevinos, que foram entregues ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, na condição de fiel depositário.

A espécie aruanã-negra ocorre na bacia hidrográfica do Rio Negro, estado do Amazonas. Sua reprodução é muito sensível já que os ovos eclodem de 50 a 60 dias após a fecundação, assumindo forma de larvas e, depois, de alevinos, que necessitam da proteção paterna de machos adultos, que os abrigam em suas bocas até que percam o saco-vitelino, quando atingem em média quatro centímetros.

A captura de aruanã-negra com finalidade de uso ornamental, que se dá com a exportação clandestina para Colombia e Peru, é recorrente na bacia hidrográfica do Rio Negro.

A ação foi realizada no âmbito da Operação Copa do Mundo, deflagrada pelo Ibama nos aeroportos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA, com a finalidade de combater o tráfico de animais silvestres. Para coibir as ações de tráfico de fauna e flora, o Ibama ainda lançou, no último dia 5, a campanha nacional com o tema “No Brasil, não leve cartão vermelho, leve apenas boas lembranças”.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato