Operação apreende embarcações e 450 kg de sardinha viva em Macaé-RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva Operação apreende embarcações e 450 kg de sardinha viva em Macaé-RJ | Operação apreende embarcações e 450 kg de sardinha viva em Macaé-RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva

Operação apreende embarcações e 450 kg de sardinha viva em Macaé-RJ

apreensao de embarcacao em macae-rjUma operação conjunta entre a Polícia Federal, a Capitania dos Portos, a Guarda Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente resultou na apreensão de 450 kg de sardinha viva e de duas embarcações, na manhã desta quarta-feira (14). A ação foi realizada após uma denúncia anônima informando sobre a atividade nas proximidades da Ilha do Francês, cerca de 8 km da costa de Macaé, no interior do Rio.

As sardinhas estavam em três embarcações, sendo duas de Macaé e uma de Guarapari (ES). Além do peixe, que está em período de defeso, duas embarcações também foram apreendidas por irregularidades na documentação e ausência de piloto licenciado.

De acordo com Madson Nazareno, chefe da Guarda Ambiental, a ação teve início ainda na madrugada.

“Quando chegamos eram 3h. As iscas estavam vivas e contidas dentro de um reservatório criado para mantê-las vivas. Essa pesca é predatória, já que a sardinha está em defeso. Se eles não fossem presos por pesca predatória, seriam por irregularidades nas embarcações”, disse.

Ainda de acordo com a Guarda Ambiental, a isca viva serviria para a pesca de atum e dourado em alto mar. O defeso da sardinha começou no dia primeiro de novembro e segue até o dia 15 de fevereiro, segundo o Ibama.

Defeso
O período de defeso é quando as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam proibidas ou controladas. Este período é estabelecido pelo Ibama de acordo com o de tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem na natureza e tem como objetivo a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais. Nesta época, os pescadores recebem do governo o Seguro Defeso no valor de um salário mínimo.

Portal G1

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato