Pesca de arrasto provoca mortandade de peixes no nordeste do Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca de arrasto provoca mortandade de peixes no nordeste do Pará | Pesca de arrasto provoca mortandade de peixes no nordeste do Pará – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca de arrasto provoca mortandade de peixes no nordeste do Pará

Barcos utilizados na pesca de arrastoDezenas de peixes mortos foram encontrados neste fim de semana por pescadores, ocupando quase toda a extensão da praia da Corvina, em Salinópolis, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, o problema é causado pela pesca de arrasto, prática comum de grandes embarcações no litoral do Pará.

Segundo as normas da legislação ambiental, essa prática é considerada predatória e criminosa. As embarcações utilizam redes de malha fina capazes de capturar peixes de todos os tamanhos. No caso, cardumes de sardinhas foram devolvidos ao mar já mortos, e empurrados pelas ondas até a faixa de areia.

“O pescador seleciona as melhores espécies, as que têm melhores condições de comercializar e descartam as que não têm necessidade para eles”, afirma a bióloga Márcia Bezerra, que destaca que o crime ambiental pode prejudicar o desenvolvimento da espécie.

A Secretaria disse que combate o crime junto com a colônia de pescadores do local e que nos últimos três anos não houve registro de morte de peixes.

TV Liberal – Pará

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato